Dados do Trabalho


Título do trabalho

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E OS FATORES DE QUEDA EM IDOSOS

Introdução

No envelhecimento, ocorre comprometimentos específicos, como fraqueza muscular, atrofia, diminuição da amplitude de movimento, modificações ósseas que acarretam a fragilidade deles, incapacidade, e dificuldade na marcha, que predispõem a quedas. Quedas têm sido referidas como fator de risco para redução da capacidade funcional em indivíduos idosos. Para diminuir esses impactos, é importante a criação de políticas públicas e programas voltados para atender o processo de envelhecimento.

Objetivo

A pesquisa tem como objetivo propor uma visão ampliada, capaz de divulgar os aspectos ligados ao processo de envelhecimento e os fatores de quedas, que são de interesse comum a toda equipe multidisciplinar.

Metologia

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, buscando artigos que analisaram o processo de envelhecimento e os fatores de queda em idosos, publicados entre 2015 e 2021, nas bases de dados Pubmed, SciELO e Google Scholar. Dos 15 artigos encontrados, 9 foram selecionados para essa pesquisa. Como critérios de inclusão foram definidos artigos sobre o tema. Foram excluídos artigos que não tivessem relação com o tema e não estivessem dentro do período de pesquisa estabelecido.

Resultados

O envelhecimento não é sinônimo de doença, mas no grupo dos idosos, há um aumento de doenças crônicas e incapacidades funcionais, o que pode levar ao aumento dos custos e utilização dos serviços de saúde. Envelhecer sem qualidade de vida e sem saúde faz com que esse processo seja difícil, por isso a importância de manter hábitos saudáveis para diminuir essa incidência de quedas.

Discussão

Dentre os fatores encontrados, a prevalência de quedas tem sido associada com idade avançada, sedentarismo, autopercepção de saúde como “ruim” e maior consumo de medicações de uso contínuo. Entre as quedas recorrentes, verificou-se a predominância maior de mulheres, idosos, viúvos, solteiros e desquitados, idosos com história prévia de fratura, com algum grau de comprometimento nas atividades de vida diária e entre os que não referem leitura como atividade de lazer.

Conclusão

As quedas são frequentes entre idosos. É importante que profissionais de saúde que atuam diretamente com os idoso conheçam o tema “quedas” nessa população. Já que, as intervenções e cuidados de forma preventiva indicam associação de fatores ligados a alguns aspectos (citados anteriormente). O conhecimento dos fatores associados à ocorrência desse evento pode auxiliar na elaboração de estratégias de prevenção e serviços de saúde adequados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Envelhecimento; Idosos; Queda.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia em Gerontologia

Instituições

Centro Universitário Vale do Cricaré - Espírito Santo - Brasil, Universidade do Porto - - Portugal

Autores

JOSE ROBERTO GONÇALVES DE ABREU, Julia Emilly Tres Tomaz, Hamanda Rodrigues Souza, Lênio Airam de Pinho, Dionny Felipe, Lusiana Correia Gonçalves de Abreu, Vinicius da Silva Freitas