Dados do Trabalho
Título do trabalho
IMPLANTAÇAO DA LIGA ACADEMICA DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E HOSPITALAR DA GRADUAÇAO DE FISIOTERAPIA E SUA REPERCUSSAO PARA A INSERÇAO PROFISSIONAL
Introdução
Em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as ligas acadêmicas são entidades formadas por estudantes sob orientação docente, promovendo ações inovadoras no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Consideradas como ferramenta de suporte, que dirige uma área específica da formação acadêmica com vigência de atuação na comunidade. A Universidade Federal de Pernambuco aprovou a criação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar, sendo a pioneira no Estado.
Objetivo
Descrever o impacto da implantação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar (LIFIH) na graduação de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir do monitoramento profissional dos participantes.
Metologia
Análise descritiva e qualitativa da vivência de discentes e docentes de Fisioterapia do Laboratório Multiusuário de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional do Departamento de Fisioterapia, em 2019. Foram criados projeto e regimento. Houve seleção com entrevistas buscando dados sobre a compreensão de uma liga e o motivo da escolha e da contextualização da liga com o Sistema Único de Saúde. Foram adotadas atividades expositivas, grupo de estudos e capacitações científicas.
Resultados
Houve uma imersão precoce dos discentes de Fisioterapia, na área de Terapia Intensiva e Hospitalar, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A liga estimulou o pensamento crítico e favorecendo a aptidão de habilidades e competências das temáticas em questão. Esse modelo pedagógico gera elevada interação entre os estudantes, na busca do conhecimento e impulsionou a criação de outras ligas nas áreas da Fisioterapia. Atualmente, todos os ligantes estão atuando na área de terapia intensiva.
Discussão
A implantação de ligas acadêmicas mostram uma rica experiência pedagógica, com oferta de qualificação técnica e humana, bem como uma conquista de espaço que favorecem discussões numa área específica e, por fim, obtém-se ganhos para comunidade científica, contribuindo para o crescimento regional e educação em saúde, promovidos pela universidade.
Conclusão
A criação e as atividades implementadas pela liga acadêmica incentivaram os acadêmicos de Fisioterapia a criar ligas em outras áreas, talvez movida pela relevância causada pela melhoria do ensino-aprendizagem e avanço científico na graduação. Também foi visto a ampliação de proatividade e maturidade acadêmica, principalmente pela interação de fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Ensino; Extensão; Unidades de Terapia Intensiva.
Área
Estudo de coorte
Categoria
Educação em Fisioterapia
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
LUCAS RAFAEL DA SILVA FRAGA, PEDRO VINICIUS MANSO PORFÍRIO, ALICIA CINTRA DE ALMEIDA, ANDERSON BRASIL XAVIER, LAYANE SANTANA PEREIRA COSTA, MARISMAR FERNANDES DO NASCIMENTO, SHIRLEY LIMA CAMPOS