Dados do Trabalho


Título do trabalho

ESTUDO COMPARATIVO DA HIPOMOBILIDADE DE QUADRIL E COLUNA LOMBAR EM PACIENTES COM DOR E SEM DOR LOMBAR CRONICA

Introdução

Lombalgia é definida como dor abaixo da margem costal e acima das dobras glúteas, é de caráter multifatorial e pode ser classificada em específica ou inespecífica, sendo aguda ou crônica. Esta dor pode estar relacionada a rigidez articular da coluna lombar e, até mesmo, da articulação do quadril pela proximidade anatômica. Estudos mostraram que os movimentos do quadril estão alterados em pacientes com dor lombar crônica.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi verificar se houve diferenças nas amplitudes de movimentos de quadril e coluna lombar em pacientes com dor ou sem dor lombar crônica.

Metologia

Foram selecionados 10 pacientes com idade entre 24 e 49 anos, divididos em dois grupos, sendo o Grupo 1 composto por cinco pacientes com dor lombar crônica e o Grupo 2 composto por cinco pacientes que não apresentaram dor lombar por um período mínimo de um ano. Foram submetidos a um questionário, escala analógica da dor, avaliação goniométrica e testes específicos de coluna lombar e quadril (Schober, Lasegue, P. Fabere, Gaenslen, Yeoman, Gillet, Thomas, Ober, Trendelemburg).

Resultados

No Grupo 1, 60% apresentou dor específica e 40% inespecífica, a média da escala de dor foi 5 e 80% realiza tratamento fisioterapêutico. Na goniometria de coluna lombar, 40% do grupo 1 apresentou redução da ADM na flexão, já no grupo 2, todos tiveram ADM completa. Na goniometria do quadril, 100% do grupo 1 apresentou redução na ADM de rotação interna e externa, enquanto no grupo 2, cerca de 40%. Houve diferença nos testes de Yeoman e Gillet, tendo 60% do grupo 1 positivo e 0% do grupo 2.

Discussão

Netto, Junior, Telles (2020) evidenciou a existência de uma redução significativa na rotação total de quadril, como nos resultados encontrados neste estudo no qual houve a presença de redução de rotação em 100% dos pacientes avaliados que possuíam dor lombar, assim como no estudo de Rosa (2022). Houve ao menos um teste positivo de quadril nos pacientes, como no estudo de Prather (2017) onde os pacientes obtiveram o teste positivo de quadril e apresentaram dor intensa.

Conclusão

Os resultados desta pesquisa mostram que pacientes com dor lombar crônica apesentam significativa redução da ADM de quadril e coluna lombar quando comparados com pacientes que não apresentam dor lombar, assim como, apresentam testes de quadril positivos. Reforçam a importância de uma avaliação completa e bem realizada para um melhor direcionamento ao tratamento adequado. São necessários estudos futuros mais minuciosos para maior validação.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Lombalgia, crônica, redução da ADM

Área

Estudo de caso-controle

Instituições

Universidade Paulista (UNIP) - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ JAGELSKI BOZZELLI, Aline Margioti Zanella, Bárbara Cristina Rizzato Do Valle, Giulia Gianellini Duque, Nicoly Magalhães Corrêa