Dados do Trabalho
Título do trabalho
FISIOTERAPIA NA PREVENÇAO DE QUEDAS EM IDOSOS
Introdução
As projeções para o ano de 2050 é que 20% da população mundial será composta por idosos, o aumento dessa população tem proporções de grande impacto no sistema de saúde, devido às alterações que ocorrem no envelhecimento. A Fisioterapia contribui para a prevenção de quedas, através de suas condutas, visando promover educação em saúde a fim de implementar tratamentos que visem uma vida longeva e autônoma aos idosos.
Objetivo
Analisar a atuação da Fisioterapia na prevenção de quedas em idosos.
Metologia
Resumo de cunho bibliográfico, realizado entre março e junho de 2023, com busca nas bases de dados SciELO, PubMed, MEDLINE e Google Acadêmico. Foram encontrados 40 estudos, sendo 21 utilizados para análise e 5 escolhidos para desenvolver este trabalho. O processo de inclusão foram artigos dos últimos 5 anos e que fossem derivadas de pesquisa de campo e como critérios de exclusão foram artigos fora do período da busca e que fossem somente de revisão bibliográfica.
Resultados
Nesse contexto, ao desempenhar um papel educativo na sociedade, juntamente com os familiares e os próprios idosos, é fundamental destacar a importância da promoção em educação em saúde, para a conscientização a respeito das alterações que ocorrem no envelhecimento. É crucial enfatizar a necessidade de promover a compreensão dos fatores intrínseco e extrínsecos, implementação de programas preventivos de exercícios, redução das valências físicas e a manutenção das alterações fisiológicas.
Discussão
Lustosa et al. (2011) realizou um ensaio clínico randomizado e observou melhora da potência muscular e do desempenho funcional, melhorando a independência e qualidade de vida dos idosos. Contudo também temos os resultados do estudo de Nascimento et al. (2012) evidenciaram melhora no desempenho funcional, com exercícios de dupla tarefa e cinesioterapia dos pacientes com Alzheimer.
Conclusão
A Fisioterapia tem um papel importante para prevenção de quedas em idosos, com a educação em saúde, orientações para a realização de atividade física planejada como, fortalecimento muscular, treino de marcha e equilíbrio, manutenção e melhora da capacidade funcional, redução das valências físicas como fator preventivo para a manutenção da qualidade de vida, mantendo os bons hábitos e independência nas atividades de vida diária.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Idosos; Queda; Fisioterapia.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia em Gerontologia
Instituições
Centro Universitário Vale do Cricaré - Espírito Santo - Brasil
Autores
VINICIUS DA SILVA FREITAS, Luciana Rodrigues Borges Duarte, Julia Emilly Tres Tomaz, Anna Caroline Duarte Pereira, Ana Carolina Alves Diniz Dornelas, Frank Cardoso, José Roberto Gonçalves de Abreu