Dados do Trabalho


Título do trabalho

A importância da fisioterapia no tratamento de idosos com osteoporose através da cinesioterapia.

Introdução

Define-se osteoporose como um distúrbio osteometabólico originado de diversos fatores, é motivada pela diminuição da densidade óssea tornando o osso enfraquecido. Classifica-se osteoporose em primária do tipo I ou II e secundária, quem possui essa doença está mais suscetível a quedas e fraturas. Através da cinesioterapia, o fisioterapeuta tem grande influência no tratamento da osteoporose pois através de exercícios ocorre a neoformação óssea.

Objetivo

Verificar os efeitos da cinesioterapia orientado pelo fisioterapeuta no tratamento de idosos com osteoporose.

Metologia

Realizou-se uma pesquisa na plataforma e base de dados Scielo e Pubmed, respectivamente, com o auxílio dos descritores “fisioterapia”, “idoso”, “osteoporose” e “exercício físico”. Além disso, foram selecionados artigos no intervalo de tempo entre 2015 e 2023, utilizando como critério de inclusão idosos que possuem a osteoporose e que abordassem a cinesioterapia.

Resultados

Após uma ampla pesquisa nas bases de dados, foram encontrados 29 artigos, e após a aplicação dos filtros foram selecionados 4 artigos.

Discussão

A cinesioterapia atua no tratamento da osteoporose por meio da estimulação dos osteoclastos e dos osteoblastos, induzindo a síntese de DNA o que estimula a osteogênese e a formação óssea. Nesse ínterim, é adequado um programa de exercícios regulares, com cargas adaptadas para os idosos pois, a aplicabilidade de diversas formas de exercícios mostra-se eficaz. Uma rotina de exercícios ajuda na diminuição da perda óssea, influencia no equilíbrio, dessa forma, promovem saúde e qualidade de vida.

Conclusão

O estudo concluiu que a realização da prática de exercícios físicos nos idosos com osteoporose é de suma importância para que a doença não progrida de forma abrupta. O ganho de massa muscular e o fortalecimento deixam os ossos mais protegidos, reduz as dores causadas pela osteoporose além de trazer mais equilíbrio. A intensidade dos exercícios dependerá do grau de tolerância de cada paciente, conforme o estágio da doença.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

fisioterapia, idoso, osteoporose, exercício físico.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia-FAM - Pará - Brasil

Autores

LORENA RODRIGUES DA SILVA, DANIELA SENA RIBEIRO , LUIZA EDUARDA SOUZA REGIS, PATRÍCIA DO SOCORRO SOUZA MIRANDA, KEILA LETÍCIA MORAES RODRIGUES