Dados do Trabalho
Título do trabalho
SINTOMAS ANORRETAIS E DISFUNÇAO SEXUAL EM MULHERES ADULTAS
Introdução
Sintomas anorretais e disfunção sexual (DS) em mulheres adultas são considerados disfunções do assoalho pélvico (DAP), e podem manifestar-se com o avanço da idade. Esses sintomas geram um impacto negativo na qualidade de vida e na integração social dessa população. O Female Sexual Function Index (FSFI) e o Pelvic Floor Distress Inventory (PFDI-20), são instrumentos úteis para a avaliação da função sexual feminina, sintomas pélvicos, anorretais e urinários, respectivamente. Objetivo: Associar sintomas anorretais e DS em mulheres adultas que frequentam as Unidades Básicas de Saúde no Distrito Sanitário do Centro, Criciúma/SC.
Objetivo
Associar sintomas anorretais e DS em mulheres adultas que frequentam as Unidades Básicas de Saúde no Distrito Sanitário do Centro, Criciúma/SC.
Metologia
Este estudo transversal, cuja amostra foi constituída de 212 mulheres adultas, sexualmente ativas nas últimas quatro semanas, através de entrevista individual. Para as avaliações foram utilizadas: subescala Colerectal-Anal Distress Inventory (CRADI-8) do PFDI-20 e o FSFI, para avaliação de sintomas anorretais e DS, respectivamente. Os valores do FSFI menores que 26,5 indicam presença de DS. Dados sociodemográficos também foram coletados para identificação da amostra.
Resultados
A idade média das participantes foi de 43,64 anos (DP ± 12,12). Quanto aos dados sociodemográficos 77,7% (n=164) eram casadas, 43,9% (n= 93) possuíam ensino médio completo e 76,4% (n= 162) profissão remunerada. A prevalência de DS na amostra foi de 43,9% (n=93; IC95% 36,8 – 50,5). Houve associação com a DS os seguintes sintomas anorretais: perda involuntária de fezes líquidas (100%); dor na evacuação (60,4%); força para evacuar (53,7%) e perda involuntária de fezes sólidas (80,0%).
Discussão
A DS nesta amostra tem prevalência de 43,9%, e para Rogers et al. (2018) 40% das mulheres terão problemas sexuais em algum momento de sua vida. Algumas pesquisas constataram que mulheres com incontinência fecal (IF) apresentaram maior probabilidade de relatar baixo desejo sexual, insatisfação sexual, déficit de lubrificação, falta de excitação e disfunção orgástica quando comparadas a mulheres sem estes sintomas (PAULS et al., 2015; CICHOWSKI et al., 2013; IMHOFF et al., 2012).
Conclusão
Diante do exposto, identificou-se que entre os sintomas anorretais a perda involuntária de fezes líquidas, a dor durante a evacuação, a dificuldade para evacuar e a perda involuntária de fezes sólidas estão associados à DS em mulheres adultas. É de extrema relevância prosseguir com pesquisas nessa temática, e a partir de maiores evidências científicas desenvolver estratégias na saúde da mulher.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Disfunções Sexuais Fisiológicas; Saúde da Mulher; Distúrbios do Assoalho Pélvico; Incontinência Fecal.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
CAROLINA DE MEDEIROS RIBEIRO SILVA