Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DA ELETROMASSAGEM NOS DESFECHOS DE DOR, TENSAO, ABERTURA MANDIBULAR E BRUXISMO AUTORRELATADO.

Introdução

O bruxismo é caracterizado pela atividade oromotora involuntária e repetitiva dos músculos mastigatórios, com presença do ranger e/ou apertar dos dentes. Por sua natureza musculoesquelética, abordagens fisioterapêuticas são aplicadas para o manejo dos sintomas comumente apresentados, como dor orofacial, tensão muscular e rigidez. Nesse contexto, a eletromassagem surge como uma possibilidade terapêutica ao associar técnicas da massoterapia e eletroterapia, visando o incremento de seus efeitos.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de 4 aplicações de eletromassagem na intensidade de dor e tensão muscular, na abertura máxima mandibular e no escore de bruxismo autorrelatado de adultos com bruxismo.

Metologia

Ensaio clínico randomizado simples cego, com grupo controle (GC n=33) e eletromassagem (GE n=25) que recebeu 4 aplicações de eletromassagem com microcorrente por meio de luvas condutivas, frequência 0,5Hz, intensidade de 990μA, durante 30 min, sobre os músculos esternocleidomastoideo, masseter, temporal e trapézio. No momento pré e após 2 semanas, avaliou-se os desfechos: escore do bruxismo autorrelatado; frequência e nível de dor/tensão muscular (EVA) e abertura mandibular (Paquímetro).

Resultados

O GE apresentou melhora estatisticamente significativa na intensidade da dor (5.5±1.4 vs 4.2±2.7, p=0.018), da tensão muscular (5.6±2.4 vs 4.1±2.6, p=0.009) e aumento na abertura mandibular (33.79±8.2 vs 34.94±7.2 mm, p=0.016) após o período de intervenção, porém sem diferença estatística ao comparar com o GC. Quanto ao escore de bruxismo autorrelatado, houve distinção significativa marginal (p=0.05) com melhora da severidade no GE, enquanto o GC apresentou piora.

Discussão

A melhora na percepção dos sintomas no GE pode ser atribuída ao efeito combinado das técnicas empregadas, que possivelmente promoveram o relaxamento muscular, diminuindo a tensão e a rigidez nos músculos mastigatórios, além de permitir maior amplitude de movimento da mandíbula não dolorosa. Isso é especialmente relevante para pacientes com bruxismo, pois a limitação na abertura mandibular e desconforto durante a execução de atividades de vida diária são queixas comuns nessa condição.

Conclusão

O presente estudo revelou que apenas 4 aplicações de eletromassagem com microcorrente, parecem demonstrar efeitos significativos na diminuição da intensidade de dor, da tensão da musculatura avaliada e no aumento da abertura mandibular máxima. Contudo, a melhora não foi significativa em comparação ao grupo controle, podendo ser justificada pela necessidade de um maior número de aplicações, uma vez que a microcorrente produz efeitos duradouros a médio e longo prazo.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Bruxismo; Adultos; Terapia por Estimulação Elétrica; Massagem; Fisioterapia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

MYLENA OLIVEIRA VIANA, Milene Alves Ramos, Felipe Vieira França, Ayla Nohemi Colmenarez Espinoza, Gabriela Herman, Raciele Ivandra Guarda Korelo, Priscila Brenner Hilgenberg-Sydney