Dados do Trabalho


Título do trabalho

O USO DE EXERGAMES NA REABILITAÇAO FUNCIONAL DE ADULTOS E IDOSOS POS-COVID-19

Introdução

O COVID-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, capaz de ocasionar sequelas crônicas após sua recuperação, como a redução de capacidade e volumes pulmonares, fraqueza muscular e diminuição da capacidade funcional. Sendo assim, os exergames atuam para estímulo e desenvolvimento de habilidades motoras, funcional, respiratória resistência, e adaptação ao ambiente e contribui para a qualidade de vida dos participantes considerando os aspectos sociais, emocionais e mentais.

Objetivo

Avaliar os efeitos do uso de exergames na reabilitação funcional de adultos e idosos pós-COVID-19.

Metologia

Contou com 10 sessões, 2 vezes por semana, com duração de 1hora. A avaliação ocorreu por meio de escalas (Berg; Borg); Questionário de qualidade de vida SF-36; monitorização mecânica respiratória e Peak Flow. A reabilitação se deu através do equipamento XBOX 360® aliado ao sensor KINECT® e jogos de treinamento funcional com níveis básico, intermediário e avançado, visando condicionamento cardiorrespiratório e agilidade. Posteriormente houve a reavaliação com os mesmos instrumentos iniciais.

Resultados

O estudo contou com 4 participantes. Obteve-se a seguinte média: Escala de Berg 50,5 pontos (avaliação) e 54,5 pontos (reavaliação). Escala de Borg 7,25 (desconfortável) e na reavaliação 4 (confortável). Monitorização mecânica respiratória Pimáx 40 mmHg; Pemáx 85,75 mmHg, após as sessões Pimáx 95 mmHg; Pemáx 108,75 mmHg. Peak Flow a média foi 236,75 l/mim, na reavaliação 576 l/min. No Questionário SF-36, houve melhora nas 8 categorias quando comparado o valor médio da avaliação e reavaliação.

Discussão

O exergame contribui com atividades que requerem movimentos imediatos e ativos atuando na estimulação do sistema vestibular e funcionalidade. Isto atribui na melhora do condicionamento cardiorrespiratório e habilidades motora, potencializando a qualidade de vida independente. Os resultados desta pesquisa corroboram com esta afirmação, e além disso, os aspectos sociais e emocionais e os ambientes virtuais atuam na indução de respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas do ser humano.

Conclusão

O estudo mostrou que os participantes evoluíram em sua capacidade cardiorrespiratória, funcionalidade e outros fatores, com isso, mostra-se que o uso de exergame na recuperação pós covid, foi eficaz nestes indivíduos, podendo ser uma ferramenta na reabilitação convencional da fisioterapia, buscando a melhora total e uma maior qualidade de vida para o mesmo. Em razão do tamanho amostral, sugere-se novas pesquisas para maior contribuição acerca da temática na comunidade científica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Exergame, Covid-19, Fisioterapia

Área

Série de casos

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA - Pará - Brasil

Autores

LUCIANE GISELE OLIMPIO DE SOUZA, Beatriz Dergan Ferreira, Estefani Rani de Almeida Rodrigues, Wiviane Maria Torres de Matos Freitas