Dados do Trabalho


Título do trabalho

IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAUDE MENTAL E FISICA DE PROFESSORES DA REGIAO DA AMESC

Introdução

No Brasil, com o crescente números de casos pela Covid-19, foi decretado emergencialmente a medida protetiva de isolamento social, provocando adaptações em todas as áreas profissionais. As tecnologias de interação e comunicação (TICs) tomaram conta do cenário profissional onde, a adaptação precária do profissional para o trabalho remoto, afetou negativamente sua saúde. Esta pesquisa investiga o efeito das TIC durante o período de trabalho remoto.

Objetivo

Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o uso e os impactos das tecnologias de informação e comunicação e das atividades remotas de educação durante a pandemia de Covid-19 na saúde mental e física dos professores da região da AMESC.

Metologia

A pesquisa foi realizada por um estudo de abordagem mista com finalidade prática e aplicada. (Gil, 2010). Foram aplicados procedimentos de cunho bibliográfico, documental e de campo. Desenvolvimento de revisão de literatura por meio da leitura de materiais bibliográficos e documentados (estudos relacionados à área), e de uma pesquisa de campo com a elaboração de um questionário aplicado aos docentes em escolas na região da AMESC. Estatísticas descritivas foram usadas na análise dos dados.

Resultados

A amostra foi composta por 33 professores, 26 mulheres e 7 homens. Destes, 72% atuam no nível fundamental. Embora assumindo estarem passando por uma situação desafiadora, a maioria (60%) considera que manteve a saúde mental preservada durante o afastamento social. Sobre o aparecimento de doenças, 51,5% relatou sofrer de ansiedade quando associado à implementação das TICs. Doenças funcionais como dores musculares ou articulares e alterações posturais, apareceram em 45,5% e 30,3% dos analisados.

Discussão

A dor lombar associada ao trabalho remoto de professores no contexto da pandemia em sua maioria é de causa não especificada em 90-95% dos casos levando a pressupor uma razão multifatorial (Costa e Nascimento, 2015). A amostra docente analisada foi comprometida pela má ergonomia (caráter físico), estresse e ansiedade (caráter psicológico) e o lockdown (caráter social e demográfico) que também levou ao sedentarismo.

Conclusão

A implementação do lockdown e uso de TICs no trabalho remoto levou ao desenvolvimento de doenças. As práticas de fisioterapia em ambiente laboral contribuem na manutenção da saúde e tem grande potencial na promoção da informação e do conhecimento e na elucidação dos riscos à saúde. É necessário o aperfeiçoamento de recomendações e condições para uma jornada de trabalho que mantenha ou promova o máximo possível a saúde física e mental dos professores em trabalho remoto.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

TICs, Docência, Saúde, Fisioterapia, Pandemia, Covid-19.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFSC - Santa Catarina - Brasil

Autores

NICOLE DE SOUZA PEREIRA, Patrícia Jantsch Fiuza