Dados do Trabalho
Título do trabalho
ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA NO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS (CTQ): RELATO DE CASO
Introdução
As queimaduras são lesões causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Variáveis como a idade, superfície corporal queimada e profundidade da queimadura são essenciais para definir a gravidade, tratamento e prognóstico. A fisioterapia desempenha um papel fundamental na reabilitação das funções acometidas, busca a recuperação da funcionalidade por meio de um programa individualizado (BRASIL, 2019; OLIVEIRA, NOVAIS E SANTOS, 2023; PRESTES et al., 2019; MONTEIRO et al., 2020).
Objetivo
Relatar as vivências na reabilitação hospitalar em pacientes queimados com alterações motoras.
Metologia
Trata-se de um relato de caso realizado no Centro de Tratamento de Queimados em um Hospital de Urgência e Emergência na região metropolitana de Belém de maio a junho de 2023. Observou-se que um paciente pediátrico apresentava queimadura de 3º grau em membro superior e face com redução da amplitude de movimento, força em membro superior e expansibilidade torácica, alteração do equilíbrio e marcha. Manobras de reexpansão pulmonar, cinesioterapia, deambulação e gameterapia foram realizadas.
Resultados
As condutas fisioterapêuticas resultaram em melhoras significativas na função cardiorrespiratórias através dos estímulos realizados, assim como através das manobras de fisioterapia motora através da cinesioterapia, onde observou-se ganho na amplitude de movimento, aumento da força muscular em membro superior, melhora do equilíbrio dinâmico e realização da marcha com mais confiança, coordenação e equilíbrio, onde as atividades propostas passaram a ser realizadas com mais independência e sem dor.
Discussão
Segundo Oliveira et al. (2015) as estratégias utilizadas nesse relato, como a fisioterapia respiratória, foram evidenciadas em como condutas que melhoram o quadro respiratório e previnem reinternações. A respeito da cinesioterapia, gameterapia e deambulação, Serra et al. (2016) e Colares et al. (2017) afirmam ser estratégias que visam manter, corrigir e restaurar a função corporal através da força, resistência, flexibilidade, amplitude de movimento e coordenação, e iniciá-las precocemente.
Conclusão
As queimaduras são traumas que geram várias lesões externas e internas de partes do corpo, sendo necessário a abordagem multidisciplinar, onde a fisioterapia envolve exercícios para a assistência ventilatória, reabilitação cardiovascular, melhoria da cicatrização das queimaduras e minimização das deformidades visando benefícios em relação à mobilidade e recuperação respiratória e funcional. Portanto, o programa deve ser individualizado conforme o estado clínico e a necessidade do paciente.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Queimaduras; Unidade de Queimados; Reabilitação
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil
Autores
CAMILA DE MORAIS FERREIRA, JULIANA ALMEIDA PADILHA, ALLAN MATEUS DA SILVA LIMA, JHENNIFER DA SILVA GOMES