Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO DO FISIOTERAPEUTA NA DOENÇA DE MACHADO-JOSEPH: RELATO DE CASO

Introdução

No sistema nervoso central podemos encontrar patologias hereditodegenerativas, autossômica dominante, como a doença de Machado-Joseph (DMJ), que acomete o cerebelo, chamada também de Ataxia Espinocerebelar Tipo 3. Considerada um distúrbio progressivo, podendo iniciar na infância ou na vida adulta, afetando homens e mulheres na mesma proporção. Os sinais comuns, independentemente da idade de início, consistem em ataxia dos membros e da marcha, disartria e oftalmoplegia progressiva.

Objetivo

Relatar o caso da paciente do sexo feminino, 59 anos, aposentada, diagnosticada há dois anos com doença de DMJ.

Metologia

Realizado atendimentos semanais no período de 60 dias, no ambulatório do HU, consistidos em exercícios associados de respiração diafragmática com trabalho de força muscular resistida, circuitos de marcha com obstáculos, objetivando equilíbrio e propriocepção, trabalho em bicicleta ergométrica para melhora da função cardiorrespiratória e fortalecimento da musculatura inferior. Ao final do programa, avaliada pela escala de equilíbrio de BERG, a pontuação passou de 19 para 36 pontos.

Resultados

Foram observadas mudanças significativas na deambulação da paciente, obedecendo as quatro fases da marcha, com velocidade e direção, diminuição do déficit de equilíbrio e aumento da força muscular.

Discussão

A partir dos resultados obtidos e relatos da paciente, houve uma diminuição da dor na articulação do joelho, aumento da força muscular, consequentemente, diminuição da instabilidade postural (Escala de Romberg). Notória a melhora na marcha da paciente, visto que era observada uma insegurança da mesma na deambulação.

Conclusão

Com os resultados obtidos percebe-se que, a fisioterapia é efetiva para pacientes portadores de DMJ e evidencia a necessidade da implicação do tratamento para desacelerar a evolução das sequelas da doença.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Machado-Joseph disease. Spinocerebellar ataxias. Physiotherapist

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANA CLAUDIA DONATO QUATRIN, Maria Júlia Andreta Barros da Silva , Ana Lucia Cervi Prado