Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATENDIMENTOS NO PROJETO DE EXTENSAO “RESPIRAIR: AVALIAÇAO E INTERVENÇAO FISIOTERAPEUTICA NA PEDIATRIA”: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

As extensões universitárias são atividades independentes de caráter social e educativo. Ademais, proporcionam o compartilhamento do conhecimento dos acadêmicos adquirido na Universidade com a comunidade. As doenças respiratórias acometem com mais frequência a população infantil. Nesse sentido, criou-se o projeto de extensão intitulado “Respirair: Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica na Pediatria” que atua através da fisioterapia respiratória pediátrica no tratamento de doenças respiratórias.

Objetivo

O presente trabalho é um relato de experiência com objetivo de descrever a vivência de discentes da graduação de Fisioterapia em atendimentos no projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

Metologia

Trata-se de um relato de experiência extensionista no período de janeiro a maio de 2023 em hospital de referência do município de Macapá-AP. Os atendimentos ocorreram 2x na semana. Os alunos foram capacitados e auxiliados para avaliação e prescrição de tratamento. A avaliação inicial consistia: anamnese, conversas com responsáveis da criança e exame físico. O tratamento baseou-se em técnicas de desobstrução brônquica e reexpansão pulmonar, além de atividades funcionais para estimulação motora.

Resultados

Em média 12 pacientes foram atendidos durante o período. A prevalência dos casos atendidos foi de pacientes com pneumonia, sexo masculino, 2 a 6 anos de idade, tosse presente, acesso venoso periférico (AVP), trofismo muscular e amplitude de movimento preservada. Foi perceptível a redução dos agravos após a comparação da ausculta pulmonar inicial e final em todos os atendimentos. Como benefícios para os discentes destaca-se a experiência de atendimento pediátrico e prática de raciocínio clínico.

Discussão

Os projetos de Extensão são essenciais para a integração do aluno na sociedade, retribuindo a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento social, além disso, é somatório quando trata-se de currículo, um diferencial para a vivência da universidade. Este projeto de extensão possibilitou o conhecimento sobre as doenças respiratórias em crianças, quanto à prevenção e tratamento por meio de diálogos entre discentes e pais a fim do aprendizado.

Conclusão

Portanto, percebe-se que as atividades extracurriculares são importantes para o desenvolvimento acadêmico e transformação da realidade dos pacientes atendidos. Ademais, a vivência de atendimentos possibilitou novas habilidades de fisioterapia respiratória pediátrica para os alunos, esse foi um diferencial para o futuro profissional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Aprendizagem; Pediatria; Reabilitação; Tratamento; Criança; Doenças Respiratórias

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal do Amapá - Amapá - Brasil

Autores

LUCIANA PAES GOMES, ANA CLARA FAVACHO OLIVEIRA, NAYANA KEYLA SEABRA DE OLIVEIRA