Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES ONCOLOGICOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS: REVISAO DA LITERATURA

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidado paliativo é uma assistência que busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares em situação que ameace a vida. O esforço é entender as necessidades do paciente em relação ao momento em que se encontra na curva de determinada doença, fazendo com que as intervenções sejam adequadas e proporcionem melhora na qualidade de vida. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional inclui o cuidado paliativo nas suas diretrizes.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi estudar pela revisão bibliográfica, a atuação da fisioterapia em pacientes oncológicos que estão sob cuidados paliativos.

Metologia

O estudo apresentou caráter transversal visando à revisão de ensaios clínicos presentes na Physiotherapy Evidence Database (PEDro), utilizando os descritores Palliative Care and Cancer. Os ensaios clínicos deveriam ter sido publicados a partir de 2012, com nota mínima de 07 na PEDro.

Resultados

Foram identificadas sete publicações, sendo abordado: Acupressão para tratamento de náuseas e vômitos; Acupuntura para fadiga e dor na Insuficiência Respiratória e Cardiáca; Treinamento de habilidades de enfrentamento da dor; Cinesioterapia associada a um programa nutricional para melhora da caquexia; Terapia cognitivo-comportamental e exercícios graduais para fadiga; Ventilação mecânica não invasiva (VNI) e oxigenoterapia para diminuição da dispneia e da quantidade de opiáceos necessária.

Discussão

O cuidado paliativo é uma intervenção possível no processo de final de vida. Cheng et al. (2017), citam a acupuntura e Perkins et al. (2020) a acupressão. Uster et al. (2017), abordaram a intervenção nutricional e exercício físico. Nava et al. (2013) a VNI e Carli et al. (2020), a pré-habilitação. Considerando nossos critérios encontramos poucos estudos da atuação da fisioterapia nos CP.

Conclusão

Conclui-se que uma intervenção possível no processo de final de vida é o cuidado paliativo, no qual a fisioterapia é de grande importância, atuando na promoção da qualidade de vida em pacientes oncológicos em estado terminal. Os recursos utilizados são multimodais, incluindo terapias alternativas como acupressão e acupuntura, cinesioterapia, programas de enfrentamento de dor e fisioterapia respiratória.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia. Cuidados Paliativos. Câncer.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Claretiano Centro Universitário, - São Paulo - Brasil

Autores

HELENA NUNES PAPACIDERO, EDSON ALVES DE BARROS JUNIOR, SAULO CESAR VALLIN FABRIN, MANUELA ZUCHI SILVA, MARCELA DE SOUZA ANDRADE