Dados do Trabalho
Título do trabalho
TAXA DE MORTALIDADE EM IDOSOS POR DOENÇA OBSTRUTIVA CRONICA NO SUL DO BRASIL SEGUNDO A PLATAFORMA DATASUS
Introdução
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença caracterizada por sintomas que afetam de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. A taxa de mortalidade associada à DPOC sofre ingerência por fatores como a gravidade da doença, presença de comorbidades e falta de acesso a tratamentos apropriados. É um dos preditores de morte em idosos em todo o mundo e as taxas de mortalidade variam entre as regiões do país.
Objetivo
Investigar as taxas de mortalidade por DPOC na população idosa da região sul do Brasil conforme os dados mais recentes da plataforma DATASUS.
Metologia
Foram realizadas buscas na base de dados DATASUS, na seção painel de monitoramento da mortalidade CID-10. Na linha foi selecionada localidade e na coluna, grupo etário, sendo considerada a faixa dos 60 até 80 anos ou mais, com os indicadores doença pulmonar obstrutiva crônica com infecção respiratória aguda do trato respiratório inferior (CID J44.0) e DPOC com exacerbação aguda não especificada (CID J44.1), o período selecionado foi 2022, analisado os dados da região sul do Brasil.
Resultados
No indicador CID J44.0, na faixa etária de 60 a 69 anos a mortalidade foi de 751, de 70 a 79 anos, de 1.377 e na faixa dos 80 anos ou mais, 1.624, totalizando 3752 mortes. No indicador CID J44.1, na faixa etária de 60 a 69 anos a mortalidade foi de 280, de 70 a 79 anos foi de 445 e na faixa dos 80 anos ou mais, 412 mortes, totalizando 1137 mortes.
Discussão
Ocorreram mais óbitos no indicador CID J44.0 em relação ao CID J44.1, especialmente na faixa etária acima de 70 anos, para ambos. Contudo, a exacerbação aguda não especificada pode ser melhor controlada em ambiente hospitalar com terapias específicas. Na exacerbação infecciosa, a taxa de mortalidade é maior, há alteração da complacência pulmonar, acúmulo de líquido e secreção, insuficiência respiratória grave e possível evolução para suporte ventilatório.
Conclusão
Sendo assim, observa-se que a taxa de mortalidade em pacientes com DPOC é acentuada em casos que progridem com infecção respiratória aguda do trato respiratório inferior, quando comparados a quadros de exacerbação aguda não específica. Além disso, o aumento da faixa etária foi diretamente proporcional ao número de óbitos independente da causa da exacerbação.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Doença pulmonar obstrutiva crônica; idosos; mortalidade;
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Cardiopulmonar
Instituições
Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
DIANA LUIZA THEIS, Amanda dos Santos Candido, Bruna Schaurich Mativi, Cristina Lourdes Eick Eifert, Maria Elaine Trevisan