Dados do Trabalho


Título do trabalho

ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NA NEUROMIELITE OPTICA (NMO): ESTUDO DE CASO

Introdução

A Neuromielite Óptica é uma doença desmielinizante, caracterizada pela neurodegeneração da bainha de mielina. As repercussões geram incapacidade motora, visual, sensitiva, locomotora, espasmos e urgência miccional. A fisioterapia tem o intuito de promover, recuperar e prevenir a função física e qualidade de vida dos indivíduos a fim de promover independência através da avaliação cinético-funcional. (VALE, 2018; VILANOVA, et al., 2021; GARCIA, HAMDAN, GESSINGER, 2017)

Objetivo

Relatar a atuação do profissional fisioterapeuta na atenção ao paciente com Neuromielite Óptica (NMO)

Metologia

Estudo de caso, realizado no setor da Neuroclínica do Hospital Ophir Loyla na cidade de Belém/PA durante o Estágio Supervisionado Curricular. Trata-se de uma paciente diagnosticada com NMO há 4 anos com crises reincidentes apresentando: alteração visual, alteração motora e sensitiva, e urgência miccional. A cinesioterapia foi realizada através do treino de marcha, equilíbrio, propriocepção e fortalecimento de membro superior e inferior, além do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Resultados

As condutas em vista de estimular o controle dos esfíncteres, coordenação motora, propriocepção, marcha e força muscular resultaram em melhoras significativas à funcionalidade e qualidade de vida, observando uma melhor resposta aos estímulos realizados no quadro motor e repercussão positiva no quadro de alteração no controle dos esfíncteres da bexiga, sendo relatado melhora na qualidade de vida da paciente e resultando em sua alta hospitalar após quase 4 semanas de atendimento na enfermaria.

Discussão

Estudo realizado por Garcia, Hamdan e Gessinger (2017) apontam que a fisioterapia visa melhorar a capacidade funcional, prevenir complicações motoras, ventilatórias e gerar independência. A cinesioterapia, aplicada neste relato, foi evidenciada pelos mesmo autores que a sua aplicação gera qualidade nos padrões de movimentos. Acerca da fisioterapia pélvica que mostrou-se eficaz na IU, Remedi (2022) demonstra ser benéficas na severidade da IU por meio da cinesioterapia e exercícios de Kegel

Conclusão

O estudo acerca dos benefícios da fisioterapia em pacientes diagnosticados com Neuromielite Óptica (NMO) enaltece a necessidade da presença do profissional fisioterapeuta atribuindo à sua intervenção a interferência positiva no ganho de habilidades, possibilitando a prevenção de agravos e comprometimentos, melhora da capacidade motora e respiratória, funcionalidade e qualidade de vida através de uma assistência integral e visando as particularidade de cada paciente com NMO.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Neurologia; Assistência Hospitalar; Serviço Hospitalar de Fisioterapia

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Centro Universitario do Estado do Pará- CESUPA - Pará - Brasil

Autores

JULIANA ALMEIDA PADILHA, CAMILA DE MORAIS FERREIRA, FLAVIA MARIA LESSA MELO