Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO POSTURAL EM PRATICANTES DE CROSSFIT®

Introdução

O CrossFit® é um método de treinamento que visa desenvolver o condicionamento físico através da realização de diferentes exercícios em alta intensidade. A atuação da Fisioterapia dentro desta modalidade de treinamento pode colaborar para que os praticantes e atletas alcancem seus objetivos, desenvolvam sua melhor performance e previnam lesões.

Objetivo

Avaliar a postura de praticantes de CrossFit®.

Metologia

Estudo de delineamento transversal, foi analisado quantitativamente os dados obtidos. Participaram do estudo 29 praticantes de CrossFit®. Os instrumentos utilizados para registrar a coleta de dados foram: Ficha de avaliação fisioterapêutica e simetógrafo.

Resultados

As alterações posturais mais prevalentes foram: joelho varo, ombro esquerdo elevado, protusão de ombros, hiperlordose lombar e a escoliose torácica.

Discussão

Quanto à postura de praticantes de CrossFit®, Santos e colaboradores (2019), realizaram um estudo que avaliou a postura de 175 praticantes de CrossFit®. Eles foram divididos em dois grupos etários: um de 20 à 35 anos e outro de 36 à 58 anos, utilizando o método Portland State University (PSU) e a biofotogrametria como instrumentos para avaliação. Obtiveram-se os seguintes resultados na faixa etária entre 20 à 35 anos em ordem de prevalência: escoliose torácica, hiperextensão de joelho, inclinação lateral de quadril, anteriorização da cabeça, hipercifose e rotação lateral de quadril. No grupo de 36 à 58 anos, houve uma mudança nesta sequência: escoliose torácica, hiperextensão de joelho, inclinação lateral de quadril, hipercifose, anteriorização da cabeça e rotação lateral de quadril. No entanto, as alterações mais prevalentes foram escoliose torácica, hiperextensão de joelho e inclinação lateral de quadril em ambos grupos. Esses dados corroboram com os resultados encontrados no presente estudo.

Conclusão

A partir do exposto pode-se concluir que os praticantes de CrossFit® do presente estudo apresentam alterações posturais. As alterações mais prevalentes foram: na vista anterior o joelho varo, seguida do ombro esquerdo elevado; na vista lateral direita e esquerda a protrusão de ombros, seguida pela hiperlordose lombar e na vista posterior, observou-se com maior prevalência a escoliose torácica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Exercício. Fisioterapia. Postura.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Santa Catarina - Brasil

Autores

VALERIA OURIQUES VERONEZ, Graciela Freitas Zarbato