Dados do Trabalho


Título do trabalho

CORRELAÇAO ENTRE A ANSIEDADE E A INCONTINENCIA URINARIA DURANTE O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE GESTACIONAL

Introdução

Diversos sintomas podem surgir ou se agravar durante a gestação, dentre eles, a incontinência urinária apresenta notável aumento a partir do terceiro trimestre. Além disso, sintomas emocionais como a ansiedade também apresenta altos índices durante a gestação, estando diretamente relacionados com as individualidades de cada mulher e influenciando nos desfechos neonatais e obstétricos.

Objetivo

Correlacionar a presença de incontinência urinária com sintomas de ansiedade durante o segundo e o terceiro trimestre gestacional.

Metologia

Pesquisa quantitativa, transversal e descritiva desenvolvida em um Hospital de Bragança- PA com gestantes a partir de 14 semanas, sendo excluídas mulheres analfabetas ou com alterações cognitivas que as impossibilitariam responder o questionário: International Consultation on incontinence short-form (ICIQ-SF) e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). A correlação dos dados foi por meio do teste de correlação de Spearman, com nível alfa de 0,05 e nível de significância de p≤ 0,05.

Resultados

A amostra foi de 42 participantes, sendo que 18 se encontravam no segundo trimestre gestacional e 24 no terceiro trimestre, com idade média de 27,9 ±6,05 anos. Os resultados dos coeficientes de correlação entre os questionários mostraram que houve uma correlação positiva moderada e estatisticamente significativa (ρ= 0.59; p<0,05) entre os scores do HADS-A e do ICIQ-SF.

Discussão

A estatística significativa entre o ICIQ-SF e o HADS-A, mostrou que à medida que aumenta o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida, os níveis de ansiedade se elevam. Tal fato pode ser atribuído ao constrangimento e incômodo com as situações de perda, dado já descrito anteriormente.

Conclusão

Há correlação entre a incontinência urinária e os níveis de ansiedade durante o período gestacional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Gravidez; Fisioterapia; Incontinência urinária; Ansiedade.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Instituições

UNIESAMAZ - Pará - Brasil

Autores

LAIZ DO CARMO SOUZA, PABLO SOUZA DE SÁ, LUCIANA SANDY COSTA LEÃO, KEVILYN MARIA SARGES MOREIRA, VIMARA PEREIRA DOS SANTOS, THAÍS ROCHA DE ASSUMPÇÃO, MARINA RODRIGUES LOPES PEREIRA