Dados do Trabalho
Título do trabalho
LESAO CEREBELAR APOS PERIODO DE LONGA PERMANENCIA EM UTI: RELATO DE CASO
Introdução
Lesões cerebelares podem causar síndromes motoras como: ataxia, dismetria, disartria e alterações no controle óculo motor. A ataxia é o principal sintoma dessas síndromes. A encefalopatia de Wernicke é uma síndrome neuropsiquiátrica aguda comumente associada a outras doenças neurológicas. Suas manifestações clínicas incluem estado mental anormal, ataxia, oftalmoplegia e nistagmo, que é encontrado em apenas 16-33% dos pacientes.
Objetivo
O presente estudo tem como objetivo descrever o caso, intervenções fisioterapêuticas e evolução de um paciente com histórico de lesão cerebelar após período de longa permanência em UTI.
Metologia
As informações foram obtidas através de banco de dados pertinente a atendimentos realizados em uma disciplina obrigatória supervisionada que incluem avaliação fisioterapêutica, onde apresentou ataxia, dismetria, perca de equilíbrio e dificuldade na marcha, baseado na Escala de Equilíbrio de Berg, Index-Index e Index-Nariz e a Escala de Avaliação e Classificação de Ataxia. Realizou-se atendimentos fisioterapêuticos uma vez na semana durante o período de 4 meses.
Resultados
Paciente do sexo masculino, 63 anos de idade, hipertenso e diabético. Tabagista durante o período dos 15 até 41 anos. Iniciou com prurido pelo corpo que evoluiu subitamente para icterícia, acolia fecal e fraqueza. Com hipótese de possível tumor, passou por diversas cirurgias e acabou desencadeando septicemia. Permaneceu por 3 meses na UTI, teve melhora e recebeu alta. Após a alta iniciou com a perda de equilíbrio, dismetria e ataxia, sintomas comumente associados a uma lesão cerebelar.
Discussão
Observou-se evolução funcional do paciente no período de intervenção fisioterapêutica. Para Marsden (2018), o treinamento intensivo oferece melhora significativa no equilíbrio, marcha e qualidade de vida. Ilg et al. (2014) sugere também que o treinamento intensivo desafie o equilíbrio, seja individualizado, motivador, específico e mantido por longo período. Devido à baixa frequência dos atendimentos a evolução foi limitada e inferior a esperada no início do tratamento.
Conclusão
É necessário a realização de treinamentos intensivos com equipe multidisciplinar, incluindo um número maior de atendimentos por um período mais longo, para que haja resultados significativos no equilíbrio estático e dinâmico em pacientes com lesões cerebelares. É importante a realização de novos estudos sobre treinamento intensivo durante a intervenção fisioterapêutica suas evidências e implicações clínicas.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
lesão cerebelar, ataxia, Encefalopatia de Wernick, intervenção fisioterapêutica.
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
UNIFACVEST - Santa Catarina - Brasil
Autores
MICHELI SILVA DALL IGNA, TUIANE SCHLISTING NUNES, VITOR MADRUGA DE SOUZA, CHRISTIANO SPINDLER, MATHEUS OLIVEIRA BRANCO