Dados do Trabalho
Título do trabalho
CARACTERIZAÇAO DO PERFIL DE ADULTOS COM BRUXISMO EM CURITIBA E REGIAO METROPOLITANA
Introdução
O bruxismo é uma atividade muscular mastigatória involuntária de causas multifatoriais caracterizada pelo ranger e/ou apertar dos dentes, o qual leva aos sinais e sintomas de dor, tensão muscular, limitação da abertura mandibular e aumento da sensibilidade nociceptiva, sendo acompanhado ou não de estresse, ansiedade e/ou depressão. Com dados epidemiológicos escassos, a busca pelo perfil desta população é importante uma vez que aumenta a confiabilidade e replicabilidade dos estudos científicos.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil de adultos que tiveram o diagnóstico odontológico e/ou o autorrelato de bruxismo na cidade de Curitiba e região metropolitana.
Metologia
Se tratou de um estudo transversal, realizado por meio da coleta de dados pessoais, socioeconômicos e hábitos de vida, através de uma ficha de avaliação estruturada de adultos com bruxismo participantes do ensaio clínico randomizado denominado “Efeitos da Eletromassagem em Adultos com Bruxismo” que encontra-se em andamento. A amostra foi composta por 83 participantes de ambos os sexos, os quais assinaram o termo de consentimento.
Resultados
Foram encontradas: mulheres (74.7%), idade média foi de 32.5 ±11.8 anos, brancos (73.5%), solteiros (59%), com ensino superior completo (43.4%), em relação ao aspecto socioeconômico, a média de salários mínimos foi de 3.7 ±2.7 para cerca de 2.8±1.8 pessoas que moram na mesma residência. Ainda, durante a semana 66.3% praticavam atividade física, 83.1% consumiam café, chá preto ou chimarrão e 54.2% álcool, apesar disso, 54.2% relataram ter sono reparador com média 1.9±2.3 dias por semana.
Discussão
A predominância feminina no estudo pode ser atribuída a diferenças hormonais e fatores psicossociais que influenciam o bruxismo, corroborando com estudos anteriores de prevalência. Ademais, conforme já evidenciado na literatura, tanto a ingestão frequente de bebidas cafeinadas e álcool, como o sono não reparador, são reconhecidos como fatores etiológicos importantes entre os adultos que podem predispor a episódios de bruxismo e/ou agravar os sintomas, tendo impacto negativo na qualidade de vida.
Conclusão
Concluiu-se que a população de bruxistas em Curitiba e região metropolitana é composta majoritariamente por mulheres, brancos, com alto grau de escolaridade e renda acima da média nacional, além disso o hábito de consumir bebidas cafeinadas e alcoólicas foi frequente, assim como a prática de atividade física. Dessa forma, o conhecimento a respeito dessa população pode ajudar no direcionamento e desenvolvimento de tratamentos e medidas de prevenção em saúde para o bruxismo.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Bruxismo; Fisioterapia; Perfil; Adultos;
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Saúde Pública
Instituições
Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
MYLENA OLIVEIRA VIANA, Felipe Vieira França, Gabriela Herman, Milene Alves Ramos, Ayla Nohemi Colmenarez Espinoza, Raciele Ivandra Guarda Korelo, Priscila Brenner Hilgenberg-Sydney