Dados do Trabalho


Título do trabalho

ASPECTOS CLINICOS EM VITIMAS DE ESCALPELAMENTO NA REGIAO AMAZONICA; ANALISE NA FASE TARDIA DA LESAO

Introdução

O escalpelamento é ocasionado pelo contato, acidental, de cabelos longos com o eixo rotativo do motor de embarcações fluviais, causando uma avulsão parcial ou total do couro cabeludo pela preensão. Esse trauma afeta a hemodinâmica e causa dores intensas na região afetadas e adjacentes. Além de problemas como as limitações de movimentos e desvios posturais. As sequelas, mesmo a longo prazo, causam grandes impactos psicossociais e econômicos para as vítimas, tornando um problema de saúde pública.

Objetivo

Avaliar os aspectos clínicos e ortopédicos, como os desvios posturais; os tipos e intensidade da dor; qual parte do corpo foi vitimada; o número de cirurgias; as complicações clínicas, infecções e úlceras.

Metologia

A pesquisa foi desenvolvida na ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor – ORVAM, após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa – CEP (813.804). Participaram deste estudo dez vítimas, membros da ONG que se encaixavam nos critérios de inclusão. A coleta de dados foi feita utilizando um questionário sobre fatores etiológicos, epidemiológicos e clínicos da lesão, além da realização de uma avaliação fisioterapêutica das amplitudes de movimento, força muscular, postura e quadro álgico.

Resultados

No aspecto clínico, verificou-se que no acidente, a maioria lesionou o couro cabeludo e o pescoço, das vítimas que lembram foram realizadas em média 8,1 cirurgias. Na avaliação tardia, as vítimas apresentavam alterações posturais como: Ombros Desnivelados (70%) e rotacionados (60%), Triângulo de Thales Assimétrico (100%) e Crista Ilíaca Assimétrica (100%), e a dor foi caracterizada como latejante (80%), em fisgadas (70%), à palpação (60%), nauseante (50%), amedrontadora (30%) e aguda (20%).

Discussão

As variáveis analisadas demonstram que o escalpelamento repercute para além de estruturas como cabeça e pescoço, afetando o equilíbrio postural, causando aumento da dor, além de implicações relacionadas a auto estima e atividades de lazer. Consequentemente, aumentando a relevância deste trabalho devido a ausência de publicações que relacionam as repercussões do acontecimento com a fase tardia, dificultando um manejo clínico efetivo e evidenciando a necessidade de acompanhamento dessas mulheres.

Conclusão

Portanto, evidencia-se que a avaliação fisioterapêutica foi fundamental para esclarecer e expor sequelas físicas e funcionais, que repercutem tanto no âmbito social quanto no psíquico, na fase tardia da lesão por escalpelamento, mesmo após extenso período. Além disso, salienta a necessidade do acompanhamento multiprofissional a longo prazo e a disseminação de conhecimentos a respeito do escalpelamento na região amazônica, promovendo a diminuição da incidência e melhora no manejo a longo prazo.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Couro cabeludo, Ferimentos e lesões, Fisioterapia.

Área

Série de casos

Instituições

Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil

Autores

DHARA YASMIN ANDRADE MENEZES, Ingrid Milena Marques de Andrade, Leticia Akemi Rosa Nagata, Thayrine Rosa Damasceno, Keila de Nazaré Madureira, Raquel Gomes de Sousa