Dados do Trabalho


Título do trabalho

CORRELAÇAO ENTRE ADESAO AO TRATAMENTO DA FIBROSE CISTICA (FC) E RENDA DE PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM FC

Introdução

A FC é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, sendo necessária a atuação da fisioterapia, que poderá promover melhorias na qualidade de vida, na função pulmonar e atrasar o avanço da doença. Portanto, é importante ressaltar os obstáculos que podem interferir na adesão ao tratamento, como as condições sociais e a renda. Essas condições podem interferir na vida das pessoas, afetando a qualidade de vida e acesso a recursos, bem como suas perspectivas futuras.

Objetivo

Avaliar a relação entre a adesão ao tratamento da FC e a renda de pais e cuidadores de crianças com FC.

Metologia

Estudo transversal observacional com coleta virtual, realizado entre os anos de 2020 e 2021 e aprovado pelo CEP (Parecer:4.331.77). A amostra foi composta por cuidadores de crianças e adolescentes com FC ≥ 18 anos, alfabetizados com acesso à internet. Foi utilizado o SPSS, versão 22.0 para Windows para avaliar a normalidade através do Kolmogorov-Smirnov e comparar as variáveis "adesão" e "escolaridade e renda" com teste de Mann-Whitney, nível de significância de 5% (p<0,05).

Resultados

Participaram da pesquisa 164 cuidadores, sendo 91,5% mulheres com renda mediana de 2 [1 – 5] salários-mínimos e escore de 0,78 [0,64 – 0,85] pontos no The Manchester Cystic Fibrosis Compliance Questionnaire adaptado. Não houve diferenças significativas na adesão ao tratamento quando comparados os grupos com escolaridade ≤ 8 anos e com escolaridade >8 anos de estudo (p=0,370), assim como entre os grupos com renda até 2 e superior a 2 salários-mínimos (p=0,897).

Discussão

O fato de a coleta de dados ter sido realizada virtualmente, tendo maior participação de cuidadores engajados em redes sociais ou participantes de grupos e páginas de informação sobre a FC pode ter influenciado os resultados da comparação, tendo em vista que o interesse destes, que participam dessas comunidades, em obter informação sobre a doença e seu tratamento pode ser maior do que o dos demais cuidadores.

Conclusão

A adesão ao tratamento não foi influenciada pela escolaridade e renda de pais e cuidadores de crianças e adolescentes com fibrose cística.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Renda; Escolaridade; Fisioterapia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal dao Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

JOAO VICTOR DE ARAUJO FEITOSA, GABY KELLY BEZERRA DE MACEDO, ALANA VALLESSA BERNARDO SILVA, SARAH GABRIELE DIAS DA SILVA, KAROLINNE SOUZA MONTEIRO