Dados do Trabalho
Título do trabalho
COMPARAÇAO ENTRE O EQUILIBRIO DE IDOSAS SEDENTARIAS E ATIVAS
Introdução
De acordo com Leme et al. (2017) o equilíbrio é uma função complexa que requer a integração dos sistemas somatossensorial, visual e vestibular, e a organização dessas informações pelo sistema nervoso central. As quedas são um dos mais sérios problemas associados com a idade (Souza et al, 2022) e constituem um relevante problema de saúde pública, uma vez que dispõe de consequências, como aumento do risco de quedas subsequentes, readmissão hospitalar, declínio funcional, mortalidade, medo de cair novamente e isolamento social (Cameron et al, 2018).
Objetivo
Avaliar a influência da atividade no equilíbrio postural comparando idosas sedentárias institucionalizadas e idosas ativas, praticantes de hidroginástica.
Metologia
Trata-se de um estudo descritivo e transversal com participação de 20 idosas (10 do grupo de sedentárias 62,95 ± 2,87 anos, e 10 ativas 63,35 ± 2,80 anos), as quais realizaram avaliação do equilíbrio postural através da plataforma de força de olhos abertos e fechados durante 30 segundos. Foi aplicado o teste t-student para os dados com distribuição normal e Mann-Witney para os dados com distribuição não normal para a comparação entre os grupos.
Resultados
Foi possível observar que as idosas ativas possuem menor risco de quedas, pois demonstraram uma menor oscilação postural, o que infere um melhor controle postural. Além disso, analisando de forma específica a amplitude de oscilação do equilíbrio nas condições dos testes de organização sensorial (TOS), que podiam envolver o proprioceptivo, visual, vestibular, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.
Discussão
Averiguou-se que a prática de atividade física é uma estratégia preventiva para a menor ocorrência de quedas, uma vez que parece influenciar positivamente o equilíbrio de idosos.
Conclusão
Foi observado que as idosas ativas apresentaram melhor controle postural, e isso pode estar relacionado a atividade física realizada proporcionar um melhor desempenho do sistema proprioceptivo, representado pela maior velocidade de resposta à oscilação corporal nos testes de equilíbrio.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Equilíbrio postural. Hidroterapia. Idoso.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia em Gerontologia
Instituições
Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil
Autores
ESTELE CAROLINE WELTER MEEREIS LEMOS, Hellen Pedracini Gottardo, Adrieny do Nascimento Borges, Thamyres Cintra Lemos, Ana Karolina Garcia Silva