Dados do Trabalho
Título do trabalho
USO DO ULTRASSOM TERAPEUTICO ASSOCIADO A MOBILIZAÇAO ARTICULAR PARA GANHO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO DO PUNHO: UM RELATO DE CASO
Introdução
A imobilização forma aderências nos tecidos, causado pela formação de pontes cruzadas de colágeno desorganizadas. Desse modo, a amplitude de movimento está limitada porque os tecidos moles perderam sua extensibilidade em decorrência de aderências, contraturas e formação de tecido cicatricial causando limitação nas atividades.
Objetivo
Relatar os benefícios da mobilização articular associado ao ultrassom terapêutico para o ganho de amplitude de movimento do punho.
Metologia
Trata-se de um relato de caso de uma paciente de 23 anos que sofreu um acidente de moto e fraturou o escafóide e o colo do rádio do membro superior esquerdo, precisou manter o membro engessado por 80 dias. Relata EVA 7 ao movimento. A paciente foi submetida a 2 atendimentos, realizados por duas acadêmicas do 4º período de fisioterapia, sob supervisão dos docentes. Sendo um atendimento para avaliação e outro para tratamento, com protocolo para ganho de mobilidade do punho e redução da dor, com uso de ultrassom terapêutico, mobilização articular e alongamentos.
Resultados
Paciente realizou os exercícios com grande êxito, não relatando dor ou desconforto. Após foi reavaliada e apresentou aumento significativo na amplitude principalmente nos movimentos de flexão e extensão de punho. Também houve redução da EVA para 3 ao movimento. A evolução da paciente em uma única intervenção foi muito positiva, entretanto, seria necessário novo atendimento para que esses efeitos pós intervenção não sejam somente agudos.
Discussão
O uso do ultrassom facilita as mobilizações devido seus efeitos fisiológicos o que favorece o ganho de amplitude de movimento das articulações.
Conclusão
Mobilização articular apresenta-se como uma importante ferramenta para tratamento da dor e ganho de mobilidade, quando associado ao ultrassom terapêutico tem seu efeito realçado.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
mobilidade, dor, mobilização articular, alongamento.
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
UNOESC - Santa Catarina - Brasil
Autores
GRACIELE DE MELLO DALMAS