Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO COM PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE GENETICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

Introdução

A ergonomia é o estudo que realiza adaptações do ambiente e situações de trabalho ao ser humano que as realiza. Uma de suas formas de aplicação é a Análise Ergonômica do Trabalho, intervenção realizada no ambiente de trabalho que busca estudar os
desdobramentos e as consequências físicas e psicofisiológicas relacionadas à atividade exercida, essa intervenção é composta de diferentes etapas: análise da demanda, análise da tarefa, análise da atividade, diagnóstico e recomendações.

Objetivo

Os objetivos delimitados foram: realizar a análise da demanda, da tarefa e da atividade realizada pelo professor do departamento de genética; realizar o diagnóstico ergonômico e formular orientações de fácil compreendimento e execução que auxiliem na melhora da ergonomia no dia a dia do professor voluntário.

Metologia

O presente estudo de caso realizou análise da demanda através da aplicação do Questionário Saúde e Trabalho em Atividades de Serviço (QSATS), focando nas questões profissionais, condições e características do trabalho; Questionário Nórdico, para detectar distúrbios musculoesqueléticos e Formulário Check-list para avaliação do risco de lombalgia. As etapas de análise da tarefa e atividade foram realizadas em três visitas ao local de trabalho com o objetivo de observar a postura, movimentos e tarefas realizadas.

Resultados

O diagnóstico ergonômico é subdividido em diferentes fatores, e após a aplicação dos questionários e a análise observacional realizada, o ponto principal a ser considerado nesse caso seriam os fatores posturais e físicos, os quais apresentaram maior alteração, sendo elas: movimentos repetitivos com as mãos suspensas, descarga de peso constante nos membro superior direito e sobrecarga no músculo trapézio, além disso, mantém o tronco inclinado concomitante a uma protração cervical importante.

Discussão

Foi delimitado que os riscos estão aumentados para a obtenção de LER/DORT, além de sobrecarregar os músculos responsáveis por manter o alinhamento postural e as estruturas articulares da coluna vertebral nas regiões lombar e cervical. Dessa forma, foram repassadas orientações focadas no ajuste postural, levando em consideração a regulagem da cadeira/mesa; orientou-se sobre pausas durante os turnos de trabalho, adicionando exercícios de relaxamento muscular para evitar possíveis patologias.

Conclusão

É evidente, que as alterações citadas anteriormente podem ser encontradas em diferentes postos de trabalho, com diferentes tipos de trabalhadores e em muitos casos, concomitantes a outros problemas, levando assim, a possíveis patologias e diminuindo a qualidade de vida e o rendimento dos trabalhadores. Frente a isso, a área de ergonomia na fisioterapia, se mostra muito importante para auxiliar na melhora da qualidade de vida do trabalhador, gerando um ambiente de trabalho mais confortável.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Ergonomia, análise ergonômica, LER/DORT, análise da tarefa, fisioterapia do trabalho.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia do Trabalho

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ELOISA RIVA, ALINE FERREIRA DE SOUZA, ARLETE ANA MOTTER