Dados do Trabalho
Título do trabalho
ANALISE DESCRITIVA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COMPORTAMENTAL DE PRE-TERMOS ACOMPANHADOS EM UM AMBULATORIO DE RISCO DE UMA MATERNIDADE REFERENCIA DO SUL DO BRASIL
Introdução
As complicações do parto prematuro são as principais causas de morte em crianças menores de 5 anos de idade.¹⁻² Além deste risco, o parto prematuro gera uma experiência extrauterina precoce e prejudica a progressão normal da maturação cerebral, o que pode ocasionar déficit no desenvolvimento dos sistemas (visual, auditivo, gustativo, olfativo, somatossensorial, musculoesquelético e nervoso), do desenvolvimento cognitivo, de linguagem e comportamental, os quais podem se estender por toda a vida.³
Objetivo
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento motor e comportamental de um grupo de prematuros acompanhados em um ambulatório de risco de uma maternidade referência do sul do Brasil.
Metologia
Foram incluídos na amostra lactentes/crianças nascidas pré-termo (<37 semanas de idade gestacional) com mais de 12 meses de idade corrigida, acompanhadas no ambulatório de lactentes de risco de uma maternidade referência do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por formulários online do “The Survey of Well-being of Young Children”, enviados aos pais por Whatsapp (Meta®). Foram excluídos os lactentes/crianças com diagnóstico neurológico ou cujos formulários não foram adequadamente preenchidos.
Resultados
A amostra foi composta por crianças do sexo feminino (n=22) e masculino (n=18), com média de idade gestacional de 31,17 meses (±2,22) e idade corrigida de 27,72 meses (±6,12). O resultado no questionário “Marcos do Desenvolvimento”, apontou risco de atraso no desenvolvimento motor e no questionário “Observações dos Pais sobre a Interação Social”, verificou-se que os lactentes de 18 a 22 meses, bem como as crianças de 29 a 34 meses, apresentavam risco para o transtorno do espectro autista (TEA).
Discussão
A OMS (2023) estima que 13,4 milhões de bebês nasceram de forma prematura em 2020, e segundo Agrawal et. al. (2018) a prevalência de TEA na população em geral é de 0,67%, enquanto em pré-termos é significativamente maior, de 7%. Em nossos resultados as crianças com risco de TEA, apresentam atraso no desenvolvimento motor, o que condiz com os achados de Chen et. al. (2022), que mostra que alterações no desenvolvimento motor são comuns no TEA e pode afetar a adaptabilidade social.
Conclusão
Lactentes e crianças nascidas pré-termo avaliadas no presente estudo apresentaram atraso do desenvolvimento motor e risco para alterações comportamentais e sociais, como o TEA.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Desenvolvimento motor; Desenvolvimento infantil; Lactente; Pré-termo; SWYC; Transtorno do espectro autista.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
UDESC - Santa Catarina - Brasil
Autores
JULIANY ZIMERMANN, GABRIELA CARMINATTI LIMA, JÉSSICA GOLÇALVES BEIRA, KAROLINE KOBUS BIANCHINI, LUCIANA SAYURI SANADA, DAYANE MONTEMEZZO