Dados do Trabalho


Título do trabalho

USO DO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH ASSOCIADO A FACILITAÇAO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (PNF) PARA CONTROLE DE TRONCO EM PACIENTE COM LESAO MEDULAR POR LINFOMA DE HODGKIN: RELATO DE CASO

Introdução

A compressão medular por linfoma de Hodgkin é considerada rara como forma de apresentação da doença. A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva é uma técnica baseada no uso de estímulos proprioceptivos e exteroceptivos na facilitação de contrações musculares, favorecendo o controle motor, ganho de força muscular, flexibilidade, estabilidade e coordenação motora. Ademais, o Conceito Neuroevolutivo Bobath (CNB) preconiza traçar metas possíveis de serem alcançadas em um único atendimento.

Objetivo

Relatar a eficácia do conceito neuroevolutivo bobath e de técnicas da facilitação neuromuscular proprioceptiva na melhora do controle de tronco de paciente com lesão medular por linfoma de hodgkin.

Metologia

Trata-se de um relato de caso, mediante ao atendimento realizado com paciente diagnosticado com linfoma de hodgkin com comprometimento medular em L1 e L2 pelo crescimento do tumor. Foi assistido pelas acadêmicas de fisioterapia do 6° período na Clínica Escola de Fisioterapia do CESUPA. Durante os atendimentos foram realizados exercícios para controle de tronco. Para quantificar o controle de tronco pré e pós sessão de acordo com o CNB utilizou-se o teste de alcance funcional.

Resultados

Mediante as condutas supracitadas, o resultado obtido em um dos testes foi evidenciado da seguinte forma: no início do atendimento, teste alcance funcional adaptado, mantendo com o braço esquerdo em flexão por 5 segundos e 68 centésimos e com braço direito por 2 segundos e 35 centésimos, já no final do atendimento, o teste de alcance funcional adaptado, com braço esquerdo manteve por 33 segundos e 44 centésimos e com braço direito manteve por 29 segundos e 94 centésimos.

Discussão

Foi evidenciado a eficácia da combinação dos métodos para o ganho de funcionalidade e controle de tronco do paciente, durante um único atendimento

Conclusão

Dessa forma, conclui-se que o uso do conceito neuroevolutivo bobath associado a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva foram eficazes para o atendimento de paciente com lesão medular devido linfoma de hodgkin, através do ganho de amplitude, melhor desempenho no controle de tronco, como também o melhor execução nas atividades funcionais do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Conceito Neuroevolutivo Bobath: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: Controle postural.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

ESTEFANI RANI DE ALMEIDA RODRIGUES