Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS TERMICOS TECIDUAIS DO ULTRASSOM EM AREAS COM IMPLANTES METALICOS: REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

Devido a sua ampla gama de ações biofísicas e terapêuticas, o ultrassom terapêutico (UST) é um dos recursos utilizados na prática clínica fisioterapêutica. Os efeitos característicos do UST variam de acordo com a frequência, a duração do pulso, a intensidade e o tempo de exposição. Com relação ao local de aplicação, é comum o não uso desse recurso em áreas com implantes metálicos devido ao aquecimento promovido pelo UST, e as repercussões oriundas do aquecimento tecidual.

Objetivo

Sistematizar os dados dos estudos que apliquem o ultrassom terapêutico em áreas que possuem implantes metálicos.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual foram realizadas buscas nas plataformas SciElo, PubMed e LILACS, utilizando os descritores “implante metálico”, “metal”, “diatermia”, “calor”, “aquecimento” e “ultrassom terapêutico” e seus respectivos correspondentes em inglês. Como critério de inclusão foram considerados estudos publicados entre 1980 e 2021 que abordavam os efeitos térmicos e atérmicos do ultrassom e seus parâmetros de aplicação em áreas com implantes metálicos.

Resultados

Dentre os 15 estudos encontrados, 3 foram analisados de acordo com os critérios de inclusão. Apenas um estudo verificou que o uso do UST em modo contínuo, com frequências de 1 e 3 MHz e intensidades de 1 e 2 W/cm2 por dois minutos foi capaz de promover aquecimento da placa metálica e adjacências

Discussão

Sugere-se que as reflexões das ondas sonoras que ocorrem nas superfícies dos materiais metálicos sejam responsáveis pelo aumento da temperatura dos tecidos adjacentes.

Conclusão

O uso do ultrassom terapêutico com a presença de implantes metálicos parece não interferir no aquecimento dos tecidos a ponto de provocar lesão tecidual na área tratada. Apesar dos resultados não apresentarem indícios de lesão tecidual, o baixo volume de dados disponíveis não delimitam todos os parâmetros relacionados a segurança da aplicação do ultrassom terapêutico em áreas com implantes metálicos, visto que os estudos analisados foram desenvolvidos com modelos animais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Diatermia; Metais; Terapia por ultrassom.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Faculdade Estácio Castanhal - Pará - Brasil

Autores

HANNA GABRIELLA FAUSTINO GONCALVES, PÂMELA RAYSSA DOS SANTOS DANTAS, PAULA MARIA BORGES DE SALLES