Dados do Trabalho


Título do trabalho

LESOES OSTEOMIOARTICULARES E A RELAÇAO COM AFASTAMENTOS DE TRABALHO DE COSTUREIRAS EM SERIE

Introdução

A atividade laboral tem potencial para gerar sobrecargas e provocar disfunções no sistema osteomioarticular que podem ser temporárias ou permanentes. A operação de máquinas de costura exige movimentos repetitivos e coordenados de tronco, membros superiores e inferiores na posição sentada de forma prolongada e, ainda requer um acompanhamento visual, onde o tronco e cabeça se anteriorizam, a região cervical e dorsal ficam sujeitos a tensões por longos períodos.

Objetivo

Identificar a relação entre as lesões osteomioarticulares e os afastamentos de trabalho de costureiras em série.

Metologia

Trata-se de um estudo observacional descritivo quantitativo utilizando a plataforma Smartlab (v.2023), que disponibiliza dados públicos oriundos do INSS referentes à saúde e segurança no trabalho. Foram extraídos dados de frequência e perfil de afastamentos de trabalho no setor de confecção de produtos têxteis na ocupação de costureiras em série, nos anos de 2018-2022.

Resultados

47% das lesões por afastamento das costureiras são de origem osteomioarticulares, sendo a mais prevalente quando comparadas com outros motivos de afastamento, podemos destacar entre elas, as lesões de ombro (17%), dorsalgia (11%) e mononeuropatia dos membros superiores (10%). A fabricação de produtos têxteis, confecção de peças do vestuário e a confecção de roupas íntimas são os setores econômicos predominantes referentes aos afastamentos de trabalho desses profissionais.

Discussão

A prevalência de afastamentos na função da costureira pode ser associada à exposição a uma variabilidade de sobrecargas ao sistema osteomioarticulares. As lesões de ombro e dorsalgia frequentes podem estar relacionadas a repetitividade dos movimentos de membros superiores e a postura sentada adotada por período prolongado.

Conclusão

A partir dos achados discutidos neste estudo é possível concluir a importância de buscar alternativas para amenizar as sobrecargas que geram disfunções osteomioarticulares em costureiras, pois, podem gerar afastamentos de trabalho, prejuízo às empresas e previdência social, afetando negativamente a qualidade de vida do trabalhador.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Lesões, Afastamento, Ergonomia, Têxteis, Sistema Musculoesquelético, Sistema Osteomuscular.

Área

Estudo ecológico

Categoria

Fisioterapia do Trabalho

Instituições

Centro Universitário Uniasselvi Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

ANDREIA BAADER, Tamiris Dellangelo, Ana Caiane Rocha da Silva