Dados do Trabalho
Título do trabalho
PROPRIEDADES DE MEDIDA DA VERSAO BRASILEIRA DO QUESTIONARIO DE SINTOMAS RENAIS
Introdução
O número de indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) vêm aumentando, especialmente entre diabéticos e hipertensos, entretanto, o diagnóstico é feito tardiamente por inúmeras condições. Sabe-se, que em seus estágios iniciais, a DRC causa inúmeros sintomas incluindo: fadiga, fraqueza, e dores musculoesqueléticas. Assim, uma alternativa na tentativa de se triar indivíduos na unidade básica de saúde para um possível diagnóstico precoce da DRC, pode ser feito utilizando questionários.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi medir a confiabilidade, consistência interna e validade de construção do Questionário de Sintomas Renais (QSR) para a população brasileira.
Metologia
Estudo de adaptação transcultural e validação. Foram incluídos brasileiros de ambos os sexos, >18 anos, diagnosticados clinicamente com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus. Os mesmos, foram triados para Doença Renal Oculta, EuroQol 5 Dimensões, Short-form-36 e o QSR. O coeficiente de Spearman mediu correlações; alfa de Cronbach mediu a consistência interna e coeficiente de correlação intraclasse para avaliou a confiabilidade.
Resultados
A amostra foi composta por 121 participantes, maioria do sexo feminino, foi encontrada excelente confiabilidade (coeficiente de correlação intraclasse≥0,978), consistência interna adequada (alfa de Cronbach≥0,860) e construto adequado validade nos domínios do QSR; além disso, observamos correlações significativas entre o Questionário de Sintomas Renais e outros instrumentos.
Discussão
Nossos achados reforçam os achados de Brown et al. (2018), que o QSR pode ser usado como um recurso para melhorar e desenvolver futuras tratamentos e manejo em pacientes com DRC e até mesmo doença renal oculta, por meio da avaliação dos sintomas e sintomas prévios.
Conclusão
A versão brasileira do Kidney Symptom Questionnaire tem propriedades de medida adequadas para avaliar doença renal crônica/oculta doença em pacientes que não necessitam de terapia renal substitutiva.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
propriedades psicométricas, doença renal, validação de questionário
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Saúde Pública
Instituições
Universidade Ceuma - Maranhão - Brasil
Autores
PEDRO LEONARDO PINTO, Lisiane Fernanda Simeão de Azevedo, Adelzir Malheiros e Silva Carvalho Barbosa Haidar, Almir Vieira Dibai Filho, Maria Cláudia Gonçalves, Daniela Bassi-Dibai