Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO CARDIORRESPIRATORIA DE UM PACIENTE COM SINDROME POS-COVID NO COMPLEXO DO HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR: UM RELATO DE CASO.

Introdução

Introdução (até 500 caracteres):
A síndrome pós-COVID-19 trata-se de uma situação clínica decorrente da infecção pelo vírus SARS-CoV-2, dentre os sintomas incluem-se fraqueza muscular, transtornos de ansiedade e estresse, dor crônica, dispneia, déficits cognitivos, fadiga intensa e sintomas neurológicos. O comprometimento da capacidade cardiorrespiratória, força muscular periférica, dispneia às AVDs, capacidade funcional e força/potência de membros inferiores em pacientes pós-COVID ainda não foi abordado em estudos prévios.

Objetivo

Avaliar a capacidade cardiorrespiratória, força muscular periférica, dispneia às AVDs, capacidade funcional e força/potência de membros inferiores; definir o diagnóstico fisioterapêutico e os principais objetivos do tratamento em paciente com a síndrome pós-COVID-19.

Metologia

Tratou-se de um paciente do sexo masculino, 68 anos, diagnosticado com COVID-19 há 2 anos em acompanhamento no Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR, cujos sintomas persistem até a presente avaliação. Foram avaliados a capacidade cardiorrespiratória por meio do teste da caminhada de 6 minutos (TC6), força muscular periférica através do teste de força de preensão manual (FPM), dispneia às AVDs por meio da escala Medical Research Council (mMRC), capacidade funcional através do teste timed up go (TUG) e força/potência de membros inferiores por meio do teste de sentar e levantar cinco vezes (TSL5).

Resultados

Após a realização da avaliação o paciente apresentou o seguinte diagnóstico fisioterapêutico: redução da capacidade cardiorrespiratória (paciente caminhou 240m, 46% do valor previsto), redução de força/potência de membros inferiores (FPM = 29.33Kg), esforço ventilatório às mínimas AVDs (mMRC = 4), redução da capacidade funcional (TUG = 9,6s) e redução da força/potência de membros inferiores (TSL5 = 16,4s).

Discussão

Diante disso, os principais objetivos do tratamento delimitados para o paciente foram: otimizar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a força muscular periférica, reduzir a dispneia às AVDs, aumentar a capacidade funcional e força/potência de membros inferiores.

Conclusão

A Síndrome Pós-COVID-19 é responsável por impactar diretamente a capacidade cardiorrespiratória, funcionalidade e sintomas nas AVDs. Dessa forma, a fisioterapia apresenta um papel fundamental na reabilitação desses indivíduos, promovendo a melhora dos sintomas e, consequentemente, impactando na qualidade de vida e na realização das suas atividades de vida diária. Este estudo apresenta limitações, principalmente por ser um relato de caso clínico, embora o rigor científico tenha sido aplicado em todas as etapas de análise, interpretação e descrição dos resultados. Faz-se necessária a replicação das avaliações realizadas, para mensurar o impacto de um tratamento proposto sobre as alterações descritas neste estudo.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Avaliação Fisioterapêutica; Síndrome Pós-COVID-19; Fisioterapia Cardiorrespiratória.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ALINE FERREIRA DE SOUZA, ELOISA RIVA, SILVIA REGINA VALDERRAMAS