Dados do Trabalho


Título do trabalho

POSTAGENS SOBRE FISIOTERAPIA EM REDES SOCIAIS SAO CONFIAVEIS?

Introdução

A utilização de mídias sociais para compartilhamento de informações científicas pode facilitar o acesso ao conhecimento e diminuir a lacuna entre pesquisa científica e a prática clínica, incentivando a implementação da prática baseada em evidências. Entretanto, a disponibilidade e a rápida disseminação permite a propagação de informações falsas ou equivocadas. Além de viabilizar a autopromoção dos profissionais, gerando potenciais conflitos de interesse.

Objetivo

Esse é um estudo transversal que utilizou uma abordagem sistemática para avaliar as postagens relacionadas a intervenções fisioterapêuticas quanto a fontes de informação, conflito de interesse, facilitação de conhecimento, alcance das informações e qualidade das referências utilizadas.

Metologia

As buscas foram realizadas no Instagram e Twitter, sendo incluídas postagens em inglês e português que mencionassem o termo “fisioterapia” em qualquer local do texto e que tivessem como objetivo indicar ou explicar alguma intervenção fisioterapêutica. As postagens foram analisadas quanto a presença de fonte da informação, presença de indicativos de conflito de interesse como a inclusão de contato profissional ou anúncio de serviços, e qual o objetivo da postagem em termos de conhecimento.

Resultados

Foram pré-selecionadas 1145 postagens, sendo que 632 foram incluídas. Dessas, 361 foram publicadas no Instagram e 271 no Twitter. A análise das postagens mostrou que 86% não citavam referências, 57% apresentaram conflito de interesse, 43% foram caracterizadas como autopromoção e em apenas 9% se utilizou de ferramentas para facilitar o acesso a conhecimento científico. Entre os 14% que citaram as fontes de informação, 101 referências foram citadas nas postagens, sendo que 39% delas foram consideradas de baixa qualidade metodológica.

Discussão

Embora as mídias sociais sejam uma ferramenta valiosa para a disseminação de informações, destaca-se a necessidade de educar os produtores de conteúdo quanto a tradução de conhecimento. Há potencial falta de compreensão sobre metodologia científica, já que os desenhos de estudo utilizados não são indicados para embasar intervenções fisioterapêuticas. Quanto aos seguidores, devem atentar ao conteúdo, já que parecem desconhecer os conflitos de interesse ou a veracidade das informações consumidas.

Conclusão

Após a análise das postagens concluímos que a maioria não apresentava fonte de informação para basear seu conteúdo, indicavam conflito de interesse e poucas postagens relataram informações científicas objetivando facilitar o acesso ao conhecimento. Quando mencionadas as referências, eram de estudos com baixa qualidade metodológica. Assim, reforçamos a importância de se ter cautela ao consumir conteúdo científico sobre fisioterapia nas redes sociais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Educação; divulgação; tradução de conhecimento; informação;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRENDA DUTRA GUTERRES, Bruna Wageck, Iris da Silva Noal, Guilherme Silva Nunes