Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DO EFEITO AGUDO DA RESISTENCIA A DOR E DA FLEXIBILIDADE POR MEIO DA APLICAÇAO DA TERAPIA INSTRUMENTAL QUIROPRAXICA EM UMA EQUIPE DE BASQUETE SUB-18: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A Terapia Instrumental Quiropráxica é um método que visa manter o equilíbrio do corpo através de manipulações ou ajustes realizados por um instrumento mecânico com força pré-definida, corrigindo disfunções. O instrumento proporciona impactos leves e precisos em pontos específicos, ativando micromovimentos que desbloqueiam as articulações.

Objetivo

Descrever, por meio de relato de experiência, o efeito agudo da resistência à dor
localizada e da flexibilidade da cadeia póstero inferior em atletas de basquete sub-
18 de um colégio privado da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Metologia

Na atividade aqui relatada os autores foram ao colégio privado fazer uma pesquisa com os atletas de basquete de base da escola, equipe esta que é referência no esporte da cidade. Os participantes do estudo se voluntariaram a participar, assim como o treinador da equipe nos cedeu o tempo e espaço para realizarmos a atividade. Os dados dos voluntários foram coletados nos dias 5/7/2023 e 11/07/2023 no ginásio polidesportivo da escola, em cerca de uma hora em cada dia. Para a aplicação da técnica, foi utilizado um banco de Wells e um algômetro de pressão digital modelo SC-A07, marca Scientífica Educacional. Para o estudo contamos com 7 participantes, atletas de base de basquetebol entre 15 e 18 anos. A avaliação da flexibilidade da cadeia póstero inferior (CPI) foi realizada por meio do banco de Wells. Para aferir os números de resistência à dor localizada nos participantes, cada um indicou em qual região do corpo sentia mais dor, e posteriormente, foi retestado neste mesmo lugar.

Resultados

Em relação à avaliação da flexibilidade dos atletas através da Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ), constatou-se que antes da aplicação da técnica, a média da pontuação do banco de Wells foi de 29,8 cm. Entretanto, após o tratamento, observou-se uma melhora significativa, com a média de pontuação alcançando 33 cm, representando um aumento médio de 3,21 cm em apenas uma aplicação da TIQ. Quanto à avaliação da resistência à dor localizada dos pacientes, antes da aplicação do tratamento, a média de resistência à dor era de 3179,7g. Após o procedimento, a média subiu para 3757,7g de pressão na mesma região testada anteriormente, representando um aumento médio na resistência de 577,95 g de pressão nesses participantes.

Discussão

Em um estudo dirigido por Jorge et al. (2011), sobre o efeito da manipulação
lombar em pacientes com dor lombar aguda, relata que as manipulações são
capazes de equilibrar as funções musculares e viscerais, corroborando aos achados
neste estudo quando ocorreu melhora da dor pela manipulação vertebral.

Conclusão

A aplicação de uma única intervenção da Terapia Instrumental Quiropráxica em jovens atletas de basquetebol de base apresentou melhora da flexibilidade da cadeia póstero inferior dos participantes e aumento da resistência à dor localizada, visto que todos apresentaram melhora considerável em ambos os testes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Quiropraxia, dor, atletas, fisioterapia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUIZ ERNESTO DOVAL DE MENEZES, MAURÍCIO COUTINHO SOARES DA SILVA, ALESSANDRA MÔNACO RIGATTO, MÁRCIO LUIZ TOSI, NELSON FRANCISCO SERRÃO JUNIOR