Dados do Trabalho


Título do trabalho

O ENSINO CENTRADO NO DISCENTE: O PENSAMENTO CRITICO SOBRE O SEU PROJETO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM METODOLOGIAS ATIVAS

Introdução

O avanço da comunicação inovou os recursos pedagógicos e as dinâmicas no ensino-aprendizagem, favorecendo a formação continuada e o destaque profissional dos alunos com auto-eficiência e diferenciação. Nesse sentido, as metodologias ativas são alternativas que estimulam o pensamento crítico e criativo, a metacognição e o trabalho em equipe.

Objetivo

Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva do aluno sobre o ensino baseado em metodologias ativas, através do seu pensamento crítico.

Metologia

Este trabalho é um estudo transversal observacional com alunos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FFTO/UFPA. Participaram dessa pesquisa 1507 alunos que responderam os questionários sobre a autoavaliação dos alunos, a avaliação dos professores e a avaliação da infraestrutura, aplicados no final dos semestres. Obteve-se 20.028 respostas no total, a autoavaliação e avaliação do professor foram respondidas mais de uma vez por que possui mais de um módulo e professor por semestre.

Resultados

As afirmativas com maior concordância plena dos alunos foram: na autoavaliação 74,44% “Permaneci nas aulas do início ao fim”, na avaliação do professor 90,95% “Interagiu com a turma com civilidade e respeito” e na infraestrutura 31,25% “Os recursos audiovisuais atenderam às necessidades”. Nos dados qualitativos, destacaram-se as palavras “Gestão de Tempo”, “bom professor” ou “excelente professor” e “salas de aula”.

Discussão

Ao se autoavaliar o aluno monitora seu aprendizado e os fatores que o influenciam, estimulando a refletir sobre aspectos como a sua gestão de tempo. A avaliação do professor visa melhorar suas atividades e estratégias de ensino, sendo importante para expressar a perspectiva do aluno sobre ele como profissional “bom” e “excelente”. A infraestrutura é um fator influente na aplicação das metodologias ativas, que envolvem o aluno, o professor e a mediação entre eles, ou seja, a sala de aula.

Conclusão

Os alunos se autoavaliaram e avaliaram os professores e a infraestrutura de forma positiva, mostrando uma visão crítica favorável do ensino centrado no aluno e das metodologias ativas. Eles também expressaram a percepção e preocupação sobre sua gestão de tempo, bem como apresentaram uma boa perspectiva sobre professores e suas competências, aspecto muito importante que reflete na qualidade do ensino-aprendizagem, e por fim solicitaram algumas melhorias no ambiente educacional.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Autoavaliação. Pensamento Crítico. Infraestrutura. Professor. Avaliação.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

FAPESPA - Pará - Brasil, UFPA - Pará - Brasil

Autores

IGOR GONÇALVES DE SOUZA, REGINALDO RAYKARD SILVA ROSÁRIO, RAFAELA COSTA DA SILVA, NATÁLI VALIM OLIVER BENTO-TORRES, KEILA DE NAZARÉ MADUREIRA Batista