Dados do Trabalho


Título do trabalho

INFLUENCIA DA REALIDADE VIRTUAL SOBRE A DEPRESSAO, ESTRESSE E ANSIEDADE EM UM PACIENTE COM CINESIOFOBIA: ESTUDO PRELIMINAR

Introdução

A realidade virtual é um método de tratamento que visa utilizar o lúdico como forma de incentivo para movimentar o corpo e estimular a mente. Na reabilitação neuropsicomotora, é utilizada como estratégia para diminuição da dor em pacientes com cinesiofobia, isto é, medo excessivo de realizar exercícios físicos. O objetivo da terapia é, portanto, o redirecionamento do pensamento para o jogo, como forma de exposição ao medo para o tratamento da ansiedade.

Objetivo

Verificar a influência da realidade virtual em um paciente com cinesiofobia moderada.

Metologia

Trata-se de um estudo de caso, piloto, com uma paciente, 22 anos, sexo feminino, com pontuação de 38 pontos para cinesiofobia, segundo Escala de Cinesiofobia de Tampa (ECT). No início das cinco sessões de jogo (M1), foram utilizados como método de avaliação as seguintes escalas: Escala de Cinesiofobia de Tampa (ETC), que avalia o medo excessivo, exaustivo e irracional ao movimento e ao exercício e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) versão traduzida e validada para o português do Brasil, que avalia sintomas de depressão, ansiedade e estresse. As sessões ocorreram no intervalo de um mês, uma vez por semana, com média de 20 minutos. Em todas as sessões, foram repetidos três tipos de jogo (Corredeiras, Cume dos reflexos e Vazamentos), no Kinect Adventures da plataforma da Microsoft, Xbox 360™ com Kinect. Ao final das cinco sessões, foram reaplicados os dois questionários (M2).

Resultados

Evidenciou-se que quando comparados os escores em M1 e M2 (38 e 25, respectivamente) da Escala de Cinesiofobia de Tampa, o indivíduo demonstrou melhora clínica, não se classificando como cinesiofóbico ao final do tratamento. Em relação a escala DASS-21, constatou-se uma diminuição na pontuação nos três domínios da mesma (4 e 2 para depressão, 10 e 0 para ansiedade e 18 e 16 para estresse, respectivamente) após cinco sessões de realidade virtual, para ambas as escalas.

Discussão

Desta forma pode-se perceber que os resultados obtidos apontam uma direta relação da realidade virtual com a cinesiofobia, favorecendo também a melhora dos sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

Conclusão

Nesse sentido, a realidade virtual pode contribuir para o tratamento de pessoas cinesiofóbicas com sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Realidade Virtual; Gameterapia; Saúde mental; Exercício; Fisioterapia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

MANUELA JACOBSEN SINS, Elio Ferreira de Menezes Costa Ferreira de Menezes Costa, Rodrigo de Souza Leite de Souza Leite, Iasmin Pinto Dutra Pinto Dutra , Martyna Preuss da Cruz , Nelson Francisco Serrao Junior