Dados do Trabalho


Título do trabalho

O TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NA MIELITE TRANSVERSA IDIOPATICA: RELATO DE CASO

Introdução

Mielite transversa define-se como uma lesão segmentar da medula espinal causada por inflamação aguda, resultando em lesão transversal das vias motoras e sensitiva abaixo da lesão. Pode ser idiopática ou secundária a condições neurológicas e sistêmicas. As terapias disponíveis atualmente não trazem a cura, mas visam aliviar os sintomas e a inflamação da medula espinal. A fisioterapia se torna essencial para restauração da função de membros afetados e melhora das atividades de vida diária.

Objetivo

Relatar um caso raro de um paciente com mielite transversa idiopática.

Metologia

As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio de revisão do prontuário e entrevistas com paciente.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 46 anos de idade, hipertenso e diabético. Tabagista a 25 anos e etilista social. Realizou duas doses da vacina CoronaVac e em janeiro de 2022 apresentou quadro leve de COVID-19. Em fevereiro do mesmo ano iniciou com dor recorrente em membro inferior direito que evoluíram para fraqueza progressiva e perda dos movimentos. Passou por diversas internações hospitalares entre 2022 e 2023. Atualmente apresenta prognóstico desfavorável e piora considerável.

Discussão

Observa-se progressão rápida de sintomas e baixa evolução funcional, mesmo associado a intervenção fisioterapêutica semanal. Alguns estudos relatam que as intervenções multidisciplinares podem ser mais benéficas, que apenas a intervenção fisioterapêutica isolada. A piora progressiva tem sido constante, o que contradiz grande parte dos relatos encontrados sobre o tratamento para mielite transversa.

Conclusão

A mielite transversa segue sendo um desafio clínico complexo, sobretudo com o tratamento, sendo assim há necessidade de novos estudos para uma melhor compreensão e manejo dessa condição.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

mielite transversa, inflamação, mielite transversa idiopática, sintomas, intervenções fisioterapêuticas;

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

UNIFACVEST - Santa Catarina - Brasil

Autores

MICHELI SILVA DALL IGNA, CHRISTIANO SPINDLER