Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS POSTURAIS DO METODO PILATES EM CRIANÇAS: UMA REVISAO INTEGRATIVA.

Introdução

O Método Pilates (MP) criado por Joseph Pilates, baseia-se no resultado de anos de pesquisas e condutas sobre o movimento corporal. É um método em que visa integrar o corpo num todo, dentre os seus benefícios, destacam-se: a melhora da coordenação motora e equilíbrio, aumento da flexibilidade, melhora do trabalho de consciência corporal e do condicionamento físico, da postura, do tônus muscular, da mobilidade articular, circulação sanguínea, alinhar corpo e mente, além do fortalecimento e o alongamento dos músculos de forma equilibrada.

Objetivo

Descrever os efeitos da intervenção com o MP sobre a postura estática em crianças, a partir de uma revisão integrativa de literatura, analisando as alterações posturais em crianças tratadas com o método, identificar as modalidades do Pilates (solo, aparelhos, acessórios) utilizados para a reeducação postural e descrever os parâmetros (número de sessões e tempo) das intervenções.

Metologia

O estudo apresentado é uma revisão integrativa de modo qualitativo. Para a coleta de dados utilizou-se a estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação, Outcomes (desfecho). Quanto à busca dos dados na literatura ocorreu nos meses de julho e agosto de 2022. Sendo o levantamento destes realizados no lapso temporal entre 2017 e 2022, devido a uma busca mais atualizada da literatura. Para base de dados utilizou-se Cochrane Library e Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed Central (PMC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Resultados

Por meio desta revisão integrativa, e conforme as buscas relacionadas ao MP na postura estática de crianças, os resultados apresentados na literatura são diversificados. De acordo com os estudos, os resultados observados sobre a postura, apresentam ser positivos e significativos, um dos artigos destaca uma melhora significativa no alinhamento postural, bem como na melhora da hipercifose cervical, da retroversão do quadril, da curvatura toracolombar, diminuição da elevação do ombro direito e diminuição da lordose lombar, visto que após as sessões em ambos os artigos referentes ao método foram benéficas.

Discussão

Por meio desta revisão integrativa, e conforme as buscas relacionadas ao MP na postura estática de crianças, os resultados apresentados na literatura são diversificados. De acordo com os estudos, os resultados observados sobre a postura, apresentam ser positivos e significativos, um dos artigos destaca uma melhora significativa no alinhamento postural, bem como na melhora da hipercifose cervical, da retroversão do quadril, da curvatura toracolombar, diminuição da elevação do ombro direito e diminuição da lordose lombar.

Conclusão

Quanto a esta revisão integrativa, constatou efeitos positivos nos seus resultados referentes ao MP na postura estática de crianças saudáveis.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Método Pilates. Criança. Postura.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA- UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

LARISSY NASCIMENTO BORGES, LAURA NUNES VIEIRA