Dados do Trabalho


Título do trabalho

INFLUENCIA DA DOR NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES EM TRATAMENTO DO CANCER DE MAMA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O câncer de mama, apesar do alto número de diagnósticos, atualmente apresenta maior taxa de sobrevida. Entretanto, sequelas ainda são frequentes em decorrência do tratamento oncológico e, dentre elas, destaca-se a dor, que impacta negativamente na vida dessas mulheres e influencia em atividades básicas como o sono. O sono inadequado torna-se fator de risco para diversas patologias e interfere diretamente na qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar a influência da dor na qualidade do sono de pacientes em tratamento de câncer de mama.

Metologia

Trata-se de um relato de experiência discente realizado no Hospital Universitário de Santa Maria por meio da participação no projeto de extensão Reviver, no qual, sob consentimento da paciente, foi aplicado o Índice de qualidade de sono de Pittsburgh em mulheres com queixa de dor submetidas ao tratamento do câncer de mama atendidas no ambulatório de fisioterapia. O Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) é um questionário que avalia a qualidade do sono durante o último mês com 19 questões de auto-relato e 5 questões para o acompanhante de quarto. As últimas 5 não fazem parte do escore final e têm apenas relevância clínica.

Resultados

Foram avaliadas 10 mulheres com média de idade de 53,77±8,48 anos, dentre as quais 6 pacientes apresentaram dor com duração maior que três meses. O escore total do PSQI apresentou média de 11±3,84 pontos, onde 70% das mulheres avaliadas apresentaram pontuação maior que 10, indicando má qualidade do sono.

Discussão

Os resultados sugerem uma relação entre dor e qualidade do sono ruim, o que vai ao encontro de outros estudos que demonstram maior incidência de dor aguda e agravamento da dor crônica de pacientes após câncer de mama que não dormem bem.

Conclusão

Conclui-se, então, que as pacientes com queixa de dor submetidas ao tratamento de câncer de mama não possuem um sono de qualidade. Desse modo, orientações para higiene do sono se mostram importantes para essa população, uma vez que o sono inadequado e não reparador afeta a qualidade de vida dessas mulheres, que já é impactada pela dor.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dor, Qualidade do sono, Fisioterapia, Câncer de mama

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

UFSM - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRUNA DE MATOS MENDES, Hedioneia Foletto Pivetta