Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA TERAPIA INSTRUMENTAL QUIROPRAXICA SOBRE OS ASPECTOS FISICOS DA QUALIDADE DE VIDA DE UNIVERSITARIOS DE UMA CIDADE DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO PRELIMINAR

Introdução

A Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ) baseia-se em uma intervenção ao comportamento defeituoso do nosso corpo este que está diretamente ligado a qualidade de vida, em especial aos aspectos físicos, a qual é dada como a percepção do indivíduo nos contextos relacionados a sua vivência como objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É evidente que a dor está propriamente ligada com o desempenho e comprometimento da rotina diária de estudantes com incapacidades funcionais podendo ser agudas ou crônicas, levando a alterações em sua qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar o efeito da Terapia Instrumental Quiropráxica pré e pós quatro aplicações sobre os aspectos físicos da qualidade de vida de universitários.

Metologia

Estudo transversal, com 9 estudantes (8 do sexo feminino e 1 do sexo masculino) de idade entre 18 a 20 anos, submetidos a TIQ, por quatro sessões, avaliados em 2 momentos: momento 1 (M1), avaliação na primeira semana e momento 2 (M2), reavaliação pós 4 semanas. As variáveis analisadas foram os aspectos físicos, isto é, capacidade funcional, dor e vitalidade, do questionário de qualidade de vida SF-36.

Resultados

A média de idade foi de20 ± 1,80 anos e a mediana foi de 20 ± 1,80 anos. Quando comparado a capacidade funcional em M1e M2 (72,22 e 84,44 respectivamente), foi identificado a diferença de 12,22; em relação a dor, tanto em M1 quanto em M2 (55,44 e 77,05 respectivamente), houve uma diferença de 21,61 e quando avaliado o item vitalidade tanto em M1 quanto em M2 (33,22 e 45,55 respectivamente), foi encontrada uma diferença de 12,33.

Discussão

Em relação à manipulação vertebral e postural, no estudo dirigido por Boschi e Lima (2012), sobre efeitos da manipulação torácica na dor e amplitude de movimento da coluna cervical, aborda que a manipulação vertebral irá ocasionar melhora na mobilidade articular em todos os planos, fazendo assim com que aja uma resposta no sistema esquelético, neurológico e muscular, corroborando aos achados de nosso estudo.

Conclusão

Foi verificado que após a intervenção pela Terapia Instrumental Quiropráxica houve melhora nos itens capacidade funcional, dor e vitalidade, do questionário de qualidade de vida SF-36 dos universitários avaliados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Manipulação Quiropráxica, Qualidade de Vida.

Área

Série de casos

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

WANESSA GUIMARAES LUCENA, Bruna Küster Minuzzi, Mauricio Coutinho Soares da Silva, Leticia Riella Rodrigues, Alessandra Mônaco Rigatto, Marcio Luiz Tosi Luiz Tosi, Nelson Francisco Serrão Júnior