Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIACAO DAS PROPRIEDADES DE MEDIDA DA ALBERTA INFANT MOTOR SCALE NA TELESAUDE

Introdução

A pandemia do COVID-19 e a determinação de isolamento social impactaram no cuidado em saúde e trouxeram prejuízos ao desenvolvimento infantil1,2. Neste contexto, a telesaúde ganhou notoriedade e permitiu a continuidade do acesso a saúde3,4. Sabendo da importância de um desenvolvimento adequado no primeiro ano de vida e o acompanhamento do desenvolvimento motor dos lactentes5,6, viu-se a necessidade de verificar as propriedades de medida da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) na telesaúde.

Objetivo

Analisar a validade concorrente da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) no formato presencial em relação a avaliação remota.

Metologia

Trata-se de um estudo metodológico. A amostra foi composta por lactentes de 0-18 meses de idade. Para averiguar a validade concorrente, a avaliação ocorreu no formato presencial concomitante a videochamada e a filmagem, sendo realizada por 3 avaliadores independentes. Para análise estatística foi utilizado a correlação de Spearman, sendo considerados os seguintes valores para associações significativas p<0,05 e r ≤0,25 correlação fraca; 0,25-0,5 regular; 0,5-0,75 moderada; >0,75 excelente8 .

Resultados

Participaram 30 lactentes com idade média de 39 semanas, sendo obtidas 90 avaliações. O teste de Spearman indicou uma correlação excelente entre os escores dos 3 meios de avaliação (presencial em relação ao remoto síncrono rho=0,951; assíncrono rho=0,951; remoto síncrono em relação ao assíncrono rho= 0,979).

Discussão

A principal barreira para uma avaliação fisioterapêutica na telesaúde é o exame físico que deve se restringir a avaliação observacional9, visto que há uma escassez de instrumentos validados neste formato. Os resultados obtidos indicam que a AIMS é válida para as avaliações no formato síncrono, corroborando com os resultados da confiabilidade para avaliações remotas10,11. No entanto, a avaliação deve ser padronizada com orientações simples, adequação do ambiente e estabilidade da rede de conexão.

Conclusão

A AIMS é um instrumento de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes confiável para avaliações remotas síncronas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Desenvolvimento motor; Lactentes; Avaliação; Propriedades de medida; Validade; Telesaúde; Telemonitoramento; Alberta Infant Motor Scale;

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

MICKAELLY AISHA DOS SANTOS, AMANDA DOS SANTOS ERHARDT, SHEILA CRISTINA DA SILVA PACHECO, DAYANE MONTEMEZZO, KAROLINE KOBUS BIANCHINI, LUCIANA SAYURI SANADA