Dados do Trabalho


Título do trabalho

A IMPORTANCIA DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE CINESIOLOGIA PARA O CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A Cinesiologia é proveniente da junção de 2 termos gregos: ‘’kinein” que significa “mover” e “logos” que designa “estudar” e temos assim, a disciplina que estuda os movimentos adequados do corpo em todos os seus planos e eixos. A monitoria acadêmica visa auxiliar no processo ensino-aprendizagem de estudantes do curso superior. É uma atividade complementar dirigida por alunos aptos para exercer tal função, sendo atestada sua capacidade para promover estudos à discentes com dificuldades de aprendizagem.

Objetivo

Relatar a importância da prática de monitorias no componente curricular de cinesiologia, para alunos cursantes da mesma.

Metologia

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de vivências de monitoria do curso de ensino superior de Fisioterapia em uma Universidade Federal da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). A monitora passou por um processo seletivo para realizar a atividade e acompanhou as aulas teóricas e práticas do componente curricular por um semestre, disponibilizando uma agenda para a realização das monitorias, com carga horária de 12 horas semanais e que fossem compatíveis com a disponibilidade de todos, além de dispor de contatos como e-mail e número de telefone.

Resultados

A realização de monitorias acadêmicas resultou em uma melhora no desempenho de alunos que participaram das atividades e/ou buscaram sanar dúvidas via prática presencial, e-mail e/ou meio virtual. Além de melhorar o desempenho dos discentes em avaliações, tanto teóricas quanto práticas, ficou evidente que os discentes adquirem maior confiança em seus conhecimentos e a partir disso, iniciar um processo de aperfeiçoamento de seus estudos e raciocínio clínico.

Discussão

A Cinesiologia enquanto área de conhecimento fundamental para o fisioterapeuta tem se consolidado como importante instrumento para ações práticas mais concisas. Neste sentido, saber Cinesiologia vai muito além da mera memorização de ações musculares sobre o aspecto anatômico funcional; saber Cinesiologia, ou qualquer outro conteúdo acadêmico, é saber aplicá-lo nas situações cotidianas da prática profissional. Esta aplicação prática é a etapa que fecha o círculo virtuoso do papel da universidade na pesquisa, no ensino e na extensão. Ou seja, a construção do conhecimento cinesiológico extrapola o simples armazenamento de informações e se consolida no cotidiano de todo movimento humano.

Conclusão

Foi evidenciado que discentes que buscaram por auxílio nas práticas de monitoria em cinesiologia obtiveram um bom desempenho na disciplina., conseguindo os mesmos melhorar seus conceitos e minimizar a retenção e/ou evasão do curso.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Monitoria, Cinesiologia

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

WANESSA GUIMARAES LUCENA, Mauricio Coutinho Soares da Silva, Martyna Preuss da Cruz, Leticia Riella Rodrigues, Manuela Jacobsen Sin, Nelson Francisco Serrão Júnior