Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA ESTIMULAÇAO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTINUA NO EQUILIBRIO DE INDIVIDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON.

Introdução

A doença de Parkinson (DP) é considerada um distúrbio neurodegenerativo do sistema extrapiramidal, são afetadas células responsáveis pela produção de dopamina na substância negra, causando uma diminuição ou ausência da função dopaminérgica. Essa alteração compromete as atividades de vida diária através de tremores de repouso, rigidez, frezzing e bradicinesia. Diante disso, os recursos fisioterapêuticos mostram-se importantes para melhorar a condição funcional dos indivíduos com DP.

Objetivo

Avaliar o efeito de um protocolo de 10 dias com a realidade aumentada utilizando XBOX 360 associada à estimulação transcraniana por corrente contínua no equilíbrio de indivíduos com DP, vinculados ao curso de fisioterapia - UNOESC.

Metologia

A amostra incluiu 15 indivíduos, de ambos os sexos, DP classificada por Hoehn e Yahr entre 1 a 3, avaliados inicialmente e após duas semanas com Escala de Berg. Foram realizados dois grupos de maneira randomizada e cegada, o grupo controle seguiu com suas atividades normalmente. Enquanto o grupo intervenção, diariamente por 20 minutos realizava o protocolo da realidade aumentada associada à estimulação transcraniana do córtex motor primário de M1 na área CZ, com intensidade de 2mA.

Resultados

O grupo se mostrou homogêneo na classificação de sintomas na escala de Hoehn e Yahr, idade e medicamentos. Foi possível visualizar melhora entre a pré e pós avaliação devido ao aumento da média, porém, não foi uma diferença significativamente estatística.

Discussão

As estratégias de tratamento tecnológicas e físicas utilizadas proporcionaram a repetição de tarefas e retroalimentação, facilitando o aprendizado motor. Possibilitando a melhora do equilíbrio, cognição, aprendizagem motora e tarefas complexas como as atividades da vida diária, proporcionando maior independência a pacientes com DP.

Conclusão

A musculatura do tronco tem grande responsabilidade no equilíbrio dos indivíduos, e a rigidez destes músculos causa a instabilidade postural e desequilíbrios. A realização de atividades físicas que mobilizem o maior número de estruturas anatomicas pelas pessoas com DP é responsável por retardar a evolução da doença e proporcionar maior independência. Sugere-se a realização de um estudo com maior periodicidade de intervenção.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Doença de Parkinson; Equilíbrio Postural; Realidade Aumentada; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA CHIAMULERA RAUBER, ANA PAULA MAIHACK GAUER, STEPHANI GARBIN, AMANDA CICONETI BIANCHINI, JENNIFER CRISTINA ZORZI, JULIA MORIN WERNER, MARIA GABRIELA FAVERO CETOLIN