Dados do Trabalho


Título do trabalho

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM DOENÇAS REUMÁTICAS

Introdução

De acordo com a sociedade brasileira de reumatologia (2019), as doenças reumáticas são um conjunto de patologias que acometem o sistema locomotor (ossos, músculos, tendões, cartilagem, ligamentos e principalmente as articulações) e até mesmo outras partes do corpo, pois podem ser autoimunes, caracterizadas pelo rompimento de tolerância imunológica, produção de autoanticorpos e outras substâncias que são causadoras das lesões nos tecidos. Alguns estudos afirmam que as práticas integrativas potencializam o tratamento destas doenças, já que contribuem de modo a aumentar o conforto emocional da pessoa, a adesão ao tratamento e a aceitação da doença (PHANG et al, 2018).

Objetivo

Identificar as terapias alternativas mais utilizadas no tratamento de doenças reumáticas, bem como classificar as que apresentam melhor resolução.

Metologia

Foi realizado revisão bibliográfica na base de dados Pubmed, Scielo e Pedro, incluindo estudos com palavras chaves: Fisioterapia, Integrativa, Reumatologia, Tratamento (termos em inglês), publicada após o ano 2016, sendo que o período de busca compreendeu entre os meses de outubro e novembro de 2021. 10 artigos foram utilizados.

Resultados

A aplicação de acupuntura em pacientes com fibromialgia se mostrou bem eficaz na melhora dos sintomas de dores crônicas, fadiga, insônia, depressão e ansiedade, promovendo efeitos analgésicos e antiinflamatórios se comparado ao uso de terapia medicamentosa (MIST et al., 2018, HAN et al., 2020). Outro método de tratamento é o tai chi, que pode ser associado aos exercícios aeróbicos onde o foco é melhorar a mente e corpo do paciente (WAHG et al, 2018). Ainda nesse contexto, pode ser citado o Sit 'N' Fit Chair Yoga, o qual dá maior ênfase no alinhamento corporal em idosos, através da prática de yoga para o tratamento de pacientes com fibromialgia (PARK et al., 2017). Massagens terapêuticas e aromaterapias, são intervenções que se aplicadas de forma prolongada, promovem alívio da dor e consequentemente, influenciam de forma positiva no desempenho das atividades de vida diária, instigando a sensação do bem estar (HASANPOUR et al., 2021).

Discussão

As práticas integrativas são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, focados na prevenção e tratamento de doenças crônicas como as reumatológicas. A neuromodulação associada ao neurofeedback tem sido apontada como tratamento de condições crônicas que envolvem uma desregulação neural central ou periférica, como a fibromialgia, voltada para baixa modulação da atividade límbica, reduzindo distúrbios do sono e melhorando a regulação emocional (GOLDWAY et al, 2019).

Conclusão

As práticas integrativas, especialmente quando aliadas a outras terapias, induzem positivamente para a melhora do paciente. Como resultados, as técnicas promovem em comum, analgesia e regulação emocional, já que buscam melhorar mente e corpo de forma conjunta.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Integrativa, Reumatologia, Tratamento.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia em Reumatologia

Instituições

unoesc - Santa Catarina - Brasil

Autores

JENNIFER CRISTINA ZORZI, Julia Morin Werner, Laura Rauber , Amanda ciconeti Bianchini, Maria cetolin, Stephani Garbin