Dados do Trabalho


Título do trabalho

ELETROESTIMULAÇAO TRANSCUTANEA BILATERAL VERSUS UNILATERAL DO NERVO TIBIAL PARA DIMINUIÇAO DOS SINTOMAS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGENCIA EM PACIENTES DO SEXO FEMININO: RESULTADOS PELIMINARES DE UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Introdução

A estimulação nervosa transcutânea (TENS) aplicada no nervo tibial é reconhecida por ser eficaz para o tratamento de incontinência urinária de urgência (IUU). Embora a maioria dos estudos relatam a estimulação unilateral do nervo tibial, a aplicação bilateral necessita de investigação adicional, e até o momento, não se sabe se uma é superior à outra.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia na diminuição dos sintomas da IUU de mulheres com IUU tratadas com TENS bilateral ou unilateral no nervo tibial.

Metologia

Estudo de ensaio clínico randomizado envolveu mulheres com IUU, randomizadas em Grupo Unilateral (GU) e Bilateral (GB), submetidas exclusivamente a tratamento com TENS (200μs; 10Hz; 30 minutos) no nervo tibial. O protocolo foi composto de anamnese e questionários de IU, com aplicação de 10 sessões duas vezes por semana. Para verificar as diferenças intra e intergrupos, utilizou-se o teste Anova One-way, software SPSS versão 24.0.

Resultados

Os resultados preliminares de 32 mulheres mostram que, até o momento, resultados positivos significativos (p<0,05) foram observados em relação aos questionários ICIQ OAB (frequência e impacto dos sintomas da bexiga hiperativa na qualidade de vida) e ISI (severidade da IU) apenas no grupo tratado com a aplicação unilateral, sem efeito em nenhum dos questionários aplicados para o GB.

Discussão

A indicação de melhores resultados para diferentes aplicações de eletroestimulação no nervo tibial pode auxiliar o clínico na tomada de decisão para o tratamento da IUU. De forma geral, a maior carga elétrica induzida utilizando-se de aplicação bilateral permite hipotetizar haver potencialização dos resultados, o que foi refutado, até o momento, com este estudo, indicando que possivelmente a eletroestimulação unilateral seja suficiente para obtenção de resultados positivos no tratamento da IUU.

Conclusão

Até o presente momento, a diminuição dos sintomas de IUU foi melhor observada em aplicação unilateral de TENS no nervo tibial quando comparado com a aplicação bilateral com a mesma modalidade de eletroestimulação.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

bexiga urinária hiperativa ;incontinência de urgência; eletroestimulação nervosa transcutânea; ensaio clínico; incontinência urinária; qualidade de vida.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Unesp - São Paulo - Brasil

Autores

DANIELLE HIKARU NAGAMI, RAISSA ESCANDIUSI AVRAMIDIS, STEFFANY PORRINO VIEIRA, Ana Lívia Aialla Deróbio, Francine Castro Oliveira, Franciele Paula Secchi, Cristiane Rodrigues Pedroni