Dados do Trabalho
Título do trabalho
CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA SOBRE A PRATICA BASEADA EM EVIDENCIAS
Introdução
A Prática Baseada em Evidência (PBE) tem ganhado força na área da saúde. O aumento significativo nas produções científicas na área de fisioterapia, proporciona a melhora do atendimento e obtenção de resultados. No entanto, exigem dos profissionais apreciação crítica, sendo necessário que saibam como obter, interpretar e integrar as evidências que podem ser consideradas barreiras para os fisioterapeutas.
Objetivo
Analisar o conhecimento, habilidades e barreiras sobre a PBE do profissional de fisioterapia na cidade de Blumenau- SC.
Metologia
Trata-se de um estudo transversal descritivo, onde foram contatados 100 fisioterapeutas que atuam ativamente na cidade de Blumenau/SC. Foi enviado um link do questionário e termo de consentimento através de email/whatsapp. O questionário foi desenvolvido em quatros seções: questionamentos referente ao nível acadêmico, experiências na prática diária e métodos de atualização; habilidades e recursos para buscas; entendimento e barreiras limitantes da utilização da PBE.
Resultados
43 fisioterapeutas responderam ao questionário, sendo que 53,5% tem até 9 anos de formação e 65,1% são especialistas. Em relação ao conhecimento sobre a PBE, 65,1% dizem ser importante para prática clínica, 60,2% não entendem seus elementos centrais e 79,1% não são capazes de avaliar criticamente um artigo científico. No que se refere às barreiras limitantes, 93,1% apresentam dificuldades na interpretação dos dados estatísticos, assim como 51,2% demonstram falta de interesse em pesquisas.
Discussão
Apesar dos profissionais desta pesquisa relatarem sobre a importância da PBE na aplicação clínica e na tomada de decisão nos atendimentos, o método mais utilizado como forma de atualização, são os cursos. Estes vão de encontro com outros estudos, o que pode justificar a falta de interesse por pesquisas e consequentemente as dificuldades encontradas quanto a interpretação dos resultados.
Conclusão
Com base nos resultados discutidos, podemos observar que apesar do entendimento da importância na utilização da PBE, a mesma é pouco aplicada na prática clínica por conta das barreiras e dificuldades que os profissionais possuem, assim como a leitura dos resultados. Desta maneira destacamos a importância e incentivo para os profissionais sobre a atualização da PBE, visando a melhor aplicabilidade na prática clínica.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fisioterapia; Conhecimento; Prática Baseada em Evidência.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Educação em Fisioterapia
Instituições
Centro Universitário Uniasselvi de Blumenau – UNIASSELVI - Santa Catarina - Brasil
Autores
JAQUELINE CRISTINA ALEXANDRINO, Paola Tozzi, Talita Luz, Ana Caiane Rocha da Silva