Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATORIO NA FORÇA MUSCULAR RESPIRATORIA EM UMA PACIENTE COM TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR: RELATO DE CASO
Introdução
O traumatismo raquimedular (TRM) é uma lesão causada por trauma na região da coluna vertebral que provoca o rompimento da medula espinhal. É classificada de acordo com o local da lesão e causa sequelas irreversíveis. O treinamento muscular inspiratório é voltado para o diafragma e intercostais externos, além dos músculos acessórios da inspiração. Tem como objetivo o aumento da força muscular na inspiração, redução da fadiga e aumento da capacidade ventilatória.
Objetivo
O objetivo desse relato é apresentar os efeitos do treinamento muscular inspiratório na força muscular respiratória de uma paciente TRM, expondo o protocolo utilizado e a repercussão clínica dos procedimentos aplicados.
Metologia
Paciente EL, sexo feminino, 28 anos, com lesão da coluna vertebral (C5), atendida na clínica de Escola de Fisioterapia, nos meses de maio e junho de 2023. Na avaliação fisioterapêutica, apresentou fraqueza na musculatura acessória, baixa resistência no nível de cargas e fadiga. A paciente foi submetida a um protocolo de treinamento muscular inspiratório (TMI) com PowerBreath, em 10 sessões, realizadas 2 vezes na semana, com aumento de 10% da PImáx a cada semana.
Resultados
Ao final das dez sessões, evidenciou-se ganho de força muscular inspiratória (manovacuometria inicial de PImáx: -20mmHg2 e final de PImáx: -60 mmHg2), aumento da resistência no nível de cargas do PowerBreath (inicial de 30% de carga, progredindo para 60% da PImáx), sem alteração na espirometria (inicial VEF 59% e CVF 39% e final VEF 58% e CVF 40%), demonstrando componente restritivo, com fraqueza dos músculos respiratórios.
Discussão
O TRM é uma condição clínica que pode variar de acordo com a extensão e a localização da lesão, e também afetar os músculos respiratórios com fraqueza. A ventilação pulmonar pode ser menos eficiente, ocasionando o aumento do trabalho respiratório. O TMI vem sendo utilizado para ganho de força e potência. Sua aplicação tem se mostrado uma estratégia viável para criar condições favoráveis para melhorar a capacidade respiratória e se mostrou eficaz para a paciente com TRM em poucas sessões.
Conclusão
Conclui-se que o protocolo de TMI utilizado se mostrou benéfico para a paciente, com melhora da força muscular respiratória em apenas 10 sessões. O principal objetivo do treinamento é a melhora na capacidade de ventilação, aumento da força muscular inspiratória e resistência a fadiga, com foco na qualidade de vida do paciente e nas atividades de vida diária.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Treinamento muscular, traumatismo raquimedular, fisioterapia.
Área
Revisão bibliográfica
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
Uniplac - Santa Catarina - Brasil
Autores
MARIANA DE OLIVEIRA MACHADO, DIANE LIMA SILVA, NATALIA VERONEZ CUNHA, CAMILA NARA MORAES