Dados do Trabalho


Título do trabalho

Efeitos da oclusão vascular nos membros inferiores na reconstrução do ligamento cruzado anterior: Revisão Integrativa

Introdução

O Treinamento de Restrição de Fluxo Sanguíneo (TRSF) consiste na prática de exercícios físicos com a restrição parcial do fluxo sanguíneo. É possível obter uma hipertrofia muscular significativa e adaptações de força utilizando cargas externas leves. Esse efeito tem sido observado em diversas populações clínicas com limitações de carga. No entanto, ainda há incertezas na literatura sobre os efeitos dessa técnica em pacientes de Reconstrução de Ligamento Cruzado Anterior (RLCA).

Objetivo

Analisar os efeitos da técnica de oclusão vascular nos membros inferiores em pacientes de Reconstrução de Ligamento Cruzado Anterior (RLCA).

Metologia

Trata-se de uma revisão integrativa, com busca realizada nos bancos de dados PubMed, Scopus, Embase e Lilacs por meio dos descritores em inglês blood flow restriction therapy, anterior cruciate ligament e suas variações no mesmo idioma, somados aos operadores booleanos AND e OR. Incluiu-se ensaios clínicos randomizados, a terapia de restrição isolada ou combinada e trabalhos publicados nos últimos dez anos. Excluiu-se trabalhos com metodologia incompleta e em duplicata.

Resultados

O estudo incluiu 13 artigos com 524 voluntários predominantemente do sexo masculino. O tempo de intervenção variou de duas a 12 semanas, com atendimentos de duas a cinco vezes por semana. A carga utilizada foi de 20-30% de 1RM no TRFS, mantendo a oclusão em cerca de 80%. O TRFS revelou redução da dor no joelho, tempo de retorno ao esporte e melhora da força do quadríceps. No entanto, a maioria dos estudos não encontrou diferenças significativas em relação a outras terapias.

Discussão

Os estudos mostraram discordâncias em relação à aplicação do treinamento de restrição de fluxo sanguíneo e o tempo total de intervenção. Observou-se a melhora na força de quadríceps em algumas investigações, outras não corroboram com o desfecho, o mesmo para as variáveis retorno ao esporte, força extensora do joelho e circunferência. O TRFS foi favorável na redução da dor durante o exercício e 24 horas depois. Percebeu-se similaridade nos resultados entre os grupos de intervenção e controle.

Conclusão

Percebeu-se ausência de padronização nos protocolos abordados nas investigações pela pressão no manguito, tempo de treinamento, tipos de exercícios e seus desfechos em cada tipo de intervenção. Nesse sentido, há lacunas para aplicação clínica do método, ademais, ressalta-se a importância da execução de novos estudos para padronização da utilização do método e os benefícios clínicos da técnica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Oclusão Vascular, Reconstrução de LCA, Membros Inferiores

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

UFDPAR - Piauí - Brasil

Autores

FELIPE OLIVEIRA SABOYA, Felipe Andrade de Oliveira, Pedro Leocádio, Samara Sousa Vasconcelos Gouveia