Dados do Trabalho


Título do trabalho

COMPARAÇAO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES NASCIDOS A TERMO E PRE-TERMO SUBMETIDOS AO METODO MAE CANGURU, COM IDADE CORRIGIDA DE TRES E QUATRO MESES ATRAVES DO TESTE DA PERFORMANCE MOTORA DE BEBES (TIMP)

Introdução

Cerca de 13,4 milhões de crianças nasceram prematuras globalmente em 2020, a prematuridade é um fator de risco para o crescimento e desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental devido à imaturidade do sistema nervoso central. O Teste da Performance Motora de Bebês (TIMP) é usado para avaliar o desenvolvimento motor em lactentes. O Método Mãe-Canguru (MMC) é uma estratégia que promove o desenvolvimento motor em recém-nascidos pré-termo.

Objetivo

Comparar o desenvolvimento motor de lactentes nascidos a termo (RNT) com três ou quatro meses de idade cronológica e pré-termo (RNPT) submetidos ao MMC com três ou quatro meses de idade corrigida através do Teste da Performance Motora de Bebês (TIMP).

Metologia

Trata-se de um estudo observacional com desenho transversal que avaliou lactentes nascidos a termo e pré-termo no Hospital Agamenon Magalhães. Os lactentes, com idade corrigida de três ou quatro meses, foram submetidos ao teste TIMP. Foram excluídos aqueles com condições específicas, como baixo peso ao nascer, malformações congênitas, infecções congênitas, hemorragia intracraniana grave, entre outras. Utilizou-se o teste t de Student para comparar as médias de escores entre os grupos estudados. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados

Foi obtida uma amostra de conveniência 39 lactentes de ambos os sexos (59% feminino e 41% masculino). Destes, 21 eram RNT e 18 RNPT. Os lactentes prematuros foram submetidos ao Método Mãe-Canguru, durante uma média de 14,6 dias. Foi observado 10 (25,6%) apresentaram desenvolvimento motor atípico. Destes classificados como atípicos, oito (80%) eram RNPT e dois (20%) eram RNT, sendo um (10%) RNT3m, um (10%) RNT4m, cinco (50%) RNPT3me três (30%) RNPT4m.

Discussão

O Método Mãe Canguru teve um efeito positivo no desenvolvimento motor de lactentes pré-termo, que não apresentaram diferenças significativas em relação aos lactentes a termo no TIMP. Estudos anteriores mostraram resultados semelhantes. Lactentes prematuros que não receberam o MMC e apresentaram condições médicas mais graves tiveram maior incidência de desenvolvimento motor atípico. Como limitação desse estudo, pode-se citar o pequeno tamanho da amostra.

Conclusão

Mãe Canguru pareceu influenciar o desenvolvimento motor dos lactentes nascidos pré-termo que ficaram submetidos por uma média de 14 dias na posição Canguru, pois apresentaram desenvolvimento motor típico quando comparados a lactentes nascidos a termo nas idades corrigidas de três e quatro meses. Sugerimos novos estudos com amostra maior para avaliar a influência da prematuridade sobre o desenvolvimento motor em lactentes com a faixa etária estudada.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Desenvolvimento infantil; Método Canguru; Destreza Motora; Diagnóstico Precoce.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco- UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

HARRISON EULLER VASCONCELOS QUEIROZ, Giovanna Sá Viriato Medeiros, Isis de Melo Vilaça, Iasmim Gusmão Mesquita Gonçalves, Karla Mônica Ferraz Teixeira Lambertz, Cyda Maria Albuquerque Reinaux