Dados do Trabalho


Título do trabalho

RELAÇAO DA FLEXIBILIDADE COM PARAMETROS DE AGILIDADE, FORÇA E POTENCIA MUSCULAR EM ATLETAS DE FUTEBOL JUVENIL

Introdução

O futebol é um dos esportes mais praticados atualmente, e para sua profissionalização os atletas necessitam de características básicas, como a agilidade, força, potência e flexibilidade para que consigam ter um melhor desempenho no esporte. A falta de flexibilidade pode acarretar um maior risco de lesão e ser limitante tanto no atleta quanto em indivíduos que desempenham outras atividades, restringindo suas funções.

Objetivo

Verificar se a flexibilidade geral teria correlação com agilidade, força e potência muscular em atletas de futebol juvenil. A hipótese deste estudo era que as variáveis apresentariam correlação positiva e consequentemente se influenciariam diretamente.

Metologia

Participaram 41 atletas do sexo masculino, idade média de 17,8 (± 1,05) anos. Foram realizados o Flexiteste para avaliar a flexibilidade, Shuttle Run com bola para agilidade, testes de flexão/extensão dos braços (push-up) e de abdominal (sit-up) para a força e Stand Long Jump e Two Hand Medicine Ball adaptado para a potência muscular. O teste de correlação de Pearson foi seguido de regressão linear foram executados para verificar a relação entre as variáveis.

Resultados

Dos 41 participantes incluídos na avaliação inicial, foram analisados os dados de 28 atletas em virtude de cortes de jogadores pelo clube, desistências, lesões ou impossibilidade de realizar os testes. Após a análise dos dados, foi encontrada correlação apenas entre os parâmetros de força de flexão e abdominal (p <0,001; r =0,58; R²= 0,34), sem correlação significativa para as outras variáveis (p>0,05).

Discussão

O maior alongamento muscular está geralmente associado a sua maior capacidade de geração de força. No entanto, a força muscular tem relações multifatoriais que não se limitam à flexibilidade, o que pode explicar a falta de correlação entre essas variáveis encontradas nesse estudo. Outra possibilidade é o fato dessas variáveis não possuírem influência direta em atletas na faixa etária estudada.

Conclusão

A flexibilidade não estava relacionada com parâmetros de agilidade, força e potência muscular em atletas de futebol juvenil.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Flexibilidade, Agilidade, Força muscular, Futebol

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA RODRIGUES BARBOSA, Renan Meca Pontes Ferreira, João Francisco Inforçatti Neto, Gisele Garcia Zanca, Cristiane Rodrigues Pedroni, Roberta de Mello Pinho Venchiarutti , Luis Henrique Franqueira