Dados do Trabalho
Título do trabalho
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE MULHERES COM FIBROMIALGIA NO EXTREMO NORTE DO ESPIRITO SANTO: SAO MATEUS E CONCEIÇAO DA BARRA
Introdução
A fibromialgia (FM) é uma síndrome caraterizada pela dor musculoesquelética difusa de origem não inflamatória, sendo considerada uma das condições reumatológicas mais frequentes em todo o mundo, onde segundo estudos atinge cerca de 2,5% da população brasileira, sendo em sua maioria mulheres. Embora tenha uma grande incidência, poucos são os estudos envolvendo perfil epidemiológico da síndrome, estudos esses que facilitariam o diagnóstico e um tratamento mais preciso para a FM.
Objetivo
Dessa forma, esse estudo teve como objetivo compreender o perfil das mulheres com fibromialgia em municípios de Conceição da Barra e São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo, analisar o perfil sociodemográfico e compreender a limitação causada pela fibromialgia em suas atividades de vida diária e as possibilidades da Fisioterapia nesse cenário.
Metologia
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, com dados quantitativos e qualitativos, onde levantamento dos dados epidemiológicos foram realizados por meio de questionário eletrônico produzido no GoogleForms, utilizando como base para a sua elaboração os questionários QIF e SF-36, já descritos na literatura, sendo divulgados por meio das mídias sociais. Obtendo aprovação do CEP do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), sob parecer n° 5.949.160 e CAAE: 67947422.4.0000.8207.
Resultados
Após aplicados os critérios de exclusão foram analisadas 68 respostas, onde o grupo contemplou uma idade média de 48 anos, sendo em sua maioria casadas, com renda familiar predominante ≤ 2 salários mínimos e com ensino superior completo. Sobre impacto da síndrome, 87% das fibromialgicas se sentiram limitadas para realizar suas atividades por conta da FM, além de sua maioria apresentar dores intensas/muito intensas o que atrapalha em atividades tanto ocupacionais quanto de lazer.
Discussão
Os resultados encontrados na pesquisa estão em sua maioria em concordância com outros estudos realizados no país, além disso demonstram o impacto psicofísico causado pela fibromialgia na vida de quem é acometido pela síndrome, causando danos em todas as áreas da vida do indivíduo, principalmente em sua funcionalidade para a realização de tarefas cotidianas.
Conclusão
O prejuízo causado pela fibromialgia na vida das mulheres acometidas enfatiza a necessidade de maior reconhecimento da síndrome e atendimento especializado voltado para essas pacientes, devido à sua complexidade e o impacto na vida cotidiana. Fazendo-se necessário um acompanhamento multidisciplinar, incluindo a Fisioterapia devido ao alto comprometimento funcional que acarretam limitações para realizações de atividades de vida diária.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Fibromialgia. Estudo Epidemiológico. Qualidade de vida.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Saúde Pública
Instituições
UNIVC - Espírito Santo - Brasil
Autores
JOSE ROBERTO GONÇALVES DE ABREU, Hamanda Rodrigues Souza, Luciana Rodrigues Borges Duarte , Anna Caroline Duarte Pereira, Ana Carolina Alves Diniz Dornelas, Frank Cardoso, Vinicius da Silva Freitas