Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇAO COM LASER NA FADIGA DOS MUSCULOS FIBULARES: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO CEGO
Introdução
A fadiga pode ser prejudicial à integridade dos músculos eversores, provocando alterações no sistema de feedback neuromuscular, diminuição da estabilidade local, variação na propriocepção e declínio no desempenho muscular. Estudos têm investigado técnicas que objetivam a melhora no desempenho muscular e a fotobiomodulação tem alcançado resultados promissores, promovendo diversos efeitos no tecido, tais como otimização da remoção do lactato sanguíneo, redução da fadiga e melhora da performance.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos imediatos da fotobiomodulação nos músculos fibulares por meio de parâmetros de força e performance de membros inferiores.
Metologia
Foram avaliados 40 indivíduos saudáveis de ambos os sexos, divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo Irradiado (GI) e Grupo Placebo (GP). Os voluntários foram submetidos a uma avaliação da força de eversão por meio de um dinamômetro isométrico e avaliação do desempenho do membro inferior pelo Y-Balance test, antes e após a aplicação de um protocolo de fadiga seguido de irradiação local por laser cluster (14 Joules). Para análise da dos dados utilizou-se o teste ANOVA de medidas repetidas.
Resultados
Não houve diferença estatisticamente significativa (p>0,05) na comparação intergrupos para o desempenho do membro inferior observado pelo Y test quando comparados os valores obtidos antes e após a intervenção, com resultado similar observado para os valores de força muscular obtidos por meio de dinamômetro isométrico, cujos valores não diferiram quando comparados os momentos antes e após a intervenção.
Discussão
Em relação aos valores de força, um leve aumento da capacidade de geração de força no grupo irradiado sugere influência da FBM na recuperação muscular. Entretanto, não houve diferença significativa entre os grupos. Já em relação ao desempenho no Y test os resultados podem estar associados ao fato de existirem diversos fatores envolvidos na realização do teste, como a força muscular de membro inferior, do CORE e de variáveis como equilíbrio e amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo.
Conclusão
Uma única aplicação de fotobiomodulação nos músculos fibulares não se mostrou suficiente para produzir efeitos significativos na força e no desempenho do membro inferior.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
laser, fadiga muscular, força muscular
Área
Estudo randomizado
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília - São Paulo - Brasil
Autores
GIOVANA STEINER DE CARVALHO, ISABELA CRISTINA SOARES, GABRIEL MENDES DA SILVA, MARCOS VINÍCIUS VICENTE CRONEIS, JOÃO FRANCISCO INFORÇATTI NETO, MARIA CLARA VIANA PINHEIRO, CRISTIANE RODRIGUES PEDRONI